Campus Porto Velho-Calama oferece graduação em Engenharia Química no Processo Seletivo Unificado 2023-1

Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2022, 17h31 | Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2022, 17h33 | Acessos: 62154

Campus Calama 1 O Processo Seletivo Unificado (PSU 2023/1) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está lançando neste ano o Curso de Graduação em Engenharia Química, em nível de bacharelado.

O Bacharelado em Engenharia Química aplica os conhecimentos da matemática e das ciências da natureza – Química e Bioquímica – combinadas com as técnicas de Engenharia para transformar as ideias obtidas no Laboratório de Química em produtos de valor agregado e custo compensador.

Conforme explicou o Engenheiro Químico, Eduardo Gama Ortiz Menezes, o curso forma um profissional capacitado para atuar em diferentes setores da indústria. Segundo ele, vai de uma etapa inicial de um processo que começa na pesquisa e no desenvolvimento de produtos no qual é estabelecida uma relação de causa e efeito entre diferentes substâncias químicas e processos de separação. Outra atribuição pode ser inserida no estudo da planta-piloto onde é feito o escalonamento do processo. A partir daí, o engenheiro de processamento dimensiona e realiza a estimativa inicial de curso do processo.

O curso será desenvolvido em dez semestres e apresenta um vasto potencial de estágio para atender a demanda industrial da região. É bem diversificado o mercado de trabalho para profissionais formados em Engenharia Química, porque os processos químicos são utilizados em produtos de diversos setores da indústria.

O Engenheiro Químico pode atuar nas áreas de alimentos e bebidas, combustíveis, materiais de construção, biotecnologia, biogenética, eletrônicos, limpeza e higiene, mineração, indústria cerâmica, cimento e vidro, cosméticos e perfumes, farmacêutica, entre outros.

Para o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Calama, Leonardo Pereira Leocádio, “a Engenharia Química é uma nova conquista para o nosso campus. Embora já estivesse previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional desde o ano passado, agora está sendo possível implantá-lo. Esse curso conclui a meta de implantação de cursos de graduação, de acordo com o modelo do Campus Calama e chega num momento muito apropriado que é o de formação de profissionais para atuar no desenvolvimento industrial do Estado de Rondônia”, declarou o diretor.

O período de inscrição iniciou em 7 de novembro e segue até às 23h59 do dia 16/12/2022, podendo ser realizada inclusive aos finais de semana e feriados. O candidato deverá ter em mãos CPF e RG (ou outro documento de identificação previsto no edital) e histórico escolar do ensino médio. A inscrição ocorre totalmente de forma on-line no endereço: selecao.ifro.edu.br/unificado. Demais informações do edital podem ser acessadas em: https://bit.ly/IFRO-grad-2023.