Campus Porto Velho Calama promove etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica
Nesta terça-feira, 23 de agosto, inicia a etapa estadual de Rondônia da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico disputam a competição, a ser realizada na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama.
A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma olimpíada científica, de caráter nacional. É uma iniciativa pública e gratuita, sem fins lucrativos, cujo objetivo é estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas.
A competição é realizada em Rondônia pelo Grupo de Pesquisa em Mecatrônica do IFRO desde o ano de 2012. Durante a competição, os alunos vão desenvolver um robô que precisa ultrapassar desafios de forma inteligente e autônoma, conforme explicou o Professor de Informática do IFRO, Rafael Pitwak.
Elemento praticamente obrigatório nas escolas modernas, a robótica, suas aplicações, possibilidades, produtos e tendências estimulam a formação de uma cultura associada ao tema tecnológico, proporcionando a formação de um cidadão que se relacione melhor com a tecnologia e a formação de um mercado consumidor consciente, portanto, exigente para produtos tecnológicos no país. Entre os objetivos da atividade destaca-se o estímulo às crianças do ensino fundamental e jovens secundaristas a investir nas carreiras científicas e tecnológicas, além de divulgar a ciência e tecnologia junto à sociedade brasileira, principalmente os avanços tecnológicos e científicos na área.
Redes Sociais