Alunos do IFRO Porto Velho Calama participam de júri popular no Fórum César Montenegro

Publicado: Segunda, 15 de Agosto de 2022, 16h56 | Última atualização em Segunda, 15 de Agosto de 2022, 16h56 | Acessos: 26088

Campus Calama Visita alunos tribunal do júri

Com a finalidade de mostrar aos alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos (Informática, Edificações, Química e Eletrotécnica) do Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) como funcionam as instituições democráticas, o Professor de Sociologia, Cassio Alves Lus, acompanhou-os em uma sessão do júri popular do Fórum Geral de Porto Velho, Desembargador César Montenegro.

De acordo com o professor, ele está trabalhando com os alunos os sistemas democráticos e, nesse sentido, quer comparar a democracia brasileira com os sistemas de outros países. “O júri popular é uma das instituições sociais mais importantes do Brasil. Em nossa democracia que ainda é muito recente, o júri popular é uma instituição social muito importante para o país, porque é a própria sociedade civil que se faz presente durante o julgamento dos réus”, explica.

Os alunos tiveram a oportunidade de assistir a um julgamento numa visita que foi guiada pelo juiz titular da Vara do Tribunal do Júri, Áureo Virgílio. O Tribunal do Júri é composto por um juiz, que preside a sessão, e um conselho de sentença formado por jurados e juradas. Toda a sociedade pode acompanhar o julgamento.

Um dos objetivos ainda, de acordo com o professor, foi o de poder proporcionar aos alunos a comparação entre o funcionamento de tribunais do Brasil, que é considerado uma democracia hoje, com países de regimes totalitários e ditatoriais, por exemplo, como funciona um tribunal na Arábia Saudita, na Mauritânia, no Iêmen, ou no Irã. “O objetivo dessa atividade é o de fazer uma comparação do funcionamento do tribunal como uma instituição que representa simbolicamente, de forma muito representativa, a democracia brasileira, e como que outros países, que não são considerados democráticos, atuam no julgamento de crimes previstos em seus códigos penais”, diz.

Cassio Lus diz que a visita dos alunos foi elogiada pelo juiz Áureo Virgílio, que presidiu a sessão do Júri, recomendando que outras instituições escolares também participem dessa iniciativa. “Estamos fazendo com que os alunos reflitam sobre o papel e a importância das instituições republicanas e democráticas no funcionamento de nosso Estado Democrático de Direito”, afirma o professor.

O aluno Lucas Tomaz Chaves disse que nunca teve muito interesse pelo ramo Judiciário, “eu nunca estive presente em um até o dado momento. Porém, após a ida ao tribunal, criei um interesse maior pela área e, ainda, compreendi a importância desse meio para a sociedade em geral”.

“Foi uma das melhores experiências da minha vida, ter esse contato com o Tribunal do Júri foi de suma importância, pois tive certeza da carreira profissional que quero seguir e me despertou uma enorme paixão”, declarou a aluna Gabrieli da Rocha Pego.

Para a aluna Julia Barroso do Nascimento foi “uma experiência ótima. Viver tudo de perto nos traz sensações e emoções totalmente diferentes, jamais vistas para nós. E foi uma forma de despertar o nosso conhecimento e vontade em seguir na carreira de trabalho”, declarou.