Bibliotecas do IFRO recebem doação de exemplares do livro “Do mar do Caribe à beira do Madeira II: A diáspora afro-antilhana para o Brasil”

Publicado: Quinta, 05 de Mai de 2022, 12h20 | Última atualização em Quinta, 05 de Mai de 2022, 17h20 | Acessos: 51172

Entrega de livros às bibliotecas2As bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) receberam doação de exemplares do “Do mar do Caribe à beira do Madeira II: A diáspora afro-antilhana para o Brasil”. A obra escrita pela Bibliotecária/Documentalista no Campus Porto Velho Calama, Cledenice Blackman, é parte do resultado alcançado em sua pesquisa de Doutorado em Educação, cursado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Campus Marília), conforme termo de cooperação técnica com o IFRO.

Foram doados para as bibliotecas do IFRO 18 livros, sendo 3 exemplares para os Campi Porto Velho Zona Norte e Porto Velho Calama e 2 exemplares para as bibliotecas das unidades Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena e Colorado do Oeste. Na entrega ao Campus Porto Velho Zona Norte a pesquisadora esteve acompanhada de outros membros do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Tecnologias (GET/IFRO), do qual é integrante.

Também receberam doação a Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer/Sejucel/RO (10 exemplares), a Biblioteca Municipal Francisco Meirelles (1 exemplar) e a Biblioteca Estadual Doutor José Pontes Pinto (1 exemplar).

Cledenice foi da I Turma de Doutorado em Educação Interinstitucional (Dinter/Unesp-IFRO), em que defendeu a tese de doutorado em 10 de dezembro de 2020, com o título “A mulher afro-antilhana de Porto Velho e sua anterioridade na educação”. Em consequência do processo de doutoramento, o novo livro aborda a diáspora afro-antilhana para o Brasil. A primeira obra foi “Do Mar do Caribe à Beira do Madeira: Historiografia, Cultura e Imigração”.

Lançamento

O evento de lançamento do livro “Do mar do Caribe à beira do Madeira II: A diáspora afro-antilhana para o Brasil” será neste sábado, 7 de maio de 2022, às 19h (horário de Rondônia), pelo canal do YouTube da autora.  Cledenice Blackman é bibliotecária/documentalista e historiadora, e teve sua proposta de obra bilíngue aprovada pela Lei Aldir Blanc, junto ao Governo do Estado de Rondônia.

“Fundamenta-se no sentido de atender a Lei nº 10.639/03 que foi alterada para nº 11.645/2008, que orienta para obrigatoriedade para os estudos, e consequentemente, produções literárias sobre a cultura afro-brasileira e suas nuances que alicerçadas as contribuições das populações advindas desse processo de colonização portuguesa e inglesa, sendo esta proposição baseada nas investigações da historiadora Cledenice Blackman que desde o ano de 2005, ou seja, há mais de 16 anos vem contribuindo na/para uma nova construção historiográfica sobre a anterioridade dos(das) afro-antilhanos(as) que mediada por uma pesquisa documental exaustiva realizada em centros de pesquisas e documentação públicas confrontando com a pesquisa bibliográfica vem contribuindo para uma nova história sobre o processo diaspórico da comunidade afro-antilhana para história da educação e de Rondônia, assim como, sobre várias perspectivas do trabalho, na religião, memória e na cultura”, explica ela.

O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc através do Edital 31/2021/SEJUCEL-CODEC, 2ª Edição Marechal Rondon Prêmio de Produção Literária, Fonográfica e Digital para Difusão de Expressões Culturais, Eixo – I Publicação de Livros e Revistas Culturais – Categoria A – Publicação de livros inéditos – Individual. A contrapartida feita pela aprovação no edital foi a doação dos livros para as instituições públicas.

Para assistir a live de lançamento do livro, acesse este Link.

• Entrega_de_livros_às_bibliotecas1
  • Entrega_de_livros_às_bibliotecas2