Acadêmico em Física do Campus Calama participa de pesquisa e artigo científico sobre o lançamento de projéteis

Publicado: Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 09h45 | Última atualização em Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 09h45 | Acessos: 69632

baseO acadêmico do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, Gabriel Marcos Rodrigues Barbosa, participou de um grupo de trabalho que desenvolveu a pesquisa “Uma intervenção metodológica na compreensão do lançamento de projéteis”. O estudo resultou em artigo científico publicado na Revista Amazontech de Estudos Interdisciplinares.

A Revista Amazontech conta com um periódico eletrônico que publica trabalhos originais, revisões, comunicados de pesquisas em andamento, além de estudos inéditos. De acordo com Gabriel, o grupo de estudo é formado pelo Professor Maicon Maciel de Araújo, da Faculdade Metropolitana, Secretaria Estadual de Educação (Seduc/RO) e Preceptor do Projeto Residência Pedagógica de Física do IFRO, além do Professor Fernando Reis de Carvalho, da Seduc/RO.

Conforme explica o artigo, houve uma preocupação em elencar as dificuldades dos estudantes na aprendizagem dos conteúdos de Física, adotando-se a pesquisa qualitativa como abordagem e a pesquisa-ação como opção metodológica, o que possibilitou identificar as dificuldades tanto dos docentes, quanto dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.

O estudo evidenciou, segundo os autores, que as dificuldades encontradas estão vinculadas ao distanciamento existente entre as teorias apresentadas em sala de aula e a visualização dos conceitos em abordagem experimental. A abordagem experimental, segundo eles, torna o estudo do assunto mais palatável já no primeiro ano do ensino médio, considerando a relevância do tema, uma vez que o assunto de lançamento de projéteis está presente no Plano Curricular de Física, permitindo ao estudante uma compreensão mais significativa. O trabalho realizado na unidade escolar teve como foco o estudo do movimento em duas dimensões, sobretudo o movimento balístico através do lançamento de foguetes.

Conforme autores estudados, o grupo afirma que a dificuldade em relacionar conceitos físicos com fenômenos naturais é o que gera desinteresse e aversão pela disciplina. Eles concluem mostrando o resultado da pesquisa: “é necessário repensar as aulas de Física na Educação Básica de modo que faça com que os estudantes percebam a Física nas relações e nas ações cotidianas. Para que de fato isso aconteça, é importante que na escola os estudantes sejam estimulados a perceber a relação entre a teoria trabalhada em sala de aula e a realidade vivenciada no dia a dia”.

• alunos_lançamento_foguete
  • artigo_física