Projeto do Calama realiza formação profissional em corte e costura na Aldeia Indígena Karitiana

Publicado: Quinta, 25 de Novembro de 2021, 18h13 | Última atualização em Quinta, 25 de Novembro de 2021, 18h15 | Acessos: 94537

Lançamento do cursoO Projeto Laços de Parente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, está oferecendo um Curso de Formação Inicial em Corte e Costura em parceria com a Associação do Povo Indígena Karitiana AKOT PYTIM Adnipa – APK. O projeto é coordenado pela Professora Iranira Geminiano de Melo.

Contemplado pelo Edital 3/2021, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/IFRO), em que havia previsão de seleção de cinco projetos com a finalidade de proporcionar geração de renda para populações vulneráveis durante a pandemia de covid-19, por meio de qualificação profissional em cursos de corte e costura e produção de vestuário, a ação conta com apoio do Departamento de Extensão (Depex/Calama).

Cada projeto contemplado recebeu 15 máquinas, sendo dez de costura reta industrial; três máquinas tipo overlock e duas máquinas galoneiras, compondo o conjunto. Esses equipamentos ficarão sob a responsabilidade e supervisão do Departamento de Extensão para a realização deste e de futuros cursos, de forma a não se manterem ociosos, conforme prevê o edital.

Os encontros estão ocorrendo na escola da Comunidade Karitiana, localizada cerca de 100 km da capital, sentido Acre. O curso terá 160 horas de duração que foram divididas em dois núcleos, um básico e outro profissionalizante, que ofertam as disciplinas relacionadas à cidadania, matemática financeira e empreendedorismo, mais noções de materiais têxteis e equipamentos de costura; modelagem de peças básicas; corte e costura de máscaras; de peças básicas dos vestuários infantil, masculino e feminino e corte e costura de peças íntimas.

“Durante o curso são realizadas aulas dialogadas com base no modelo de aprendizagem proposto pela Andragogia (ciência de auxiliar adultos a aprender). Os professores buscam despertar a curiosidade para os conteúdos do curso e resolução de situações-problema, facilitando o processo de ensino e aprendizagem”, salienta a Professora Iranira.

Além dos equipamentos, o projeto também disponibilizou os materiais necessários ao desenvolvimento do curso, como o pagamento de bolsas de três estudantes que atuam no apoio ao desenvolvimento do projeto. Acompanham o projeto os bolsistas Brenda Custódio de Souza, Camila de Souza Eleamen e Fabio Koiti Tazo.

Acompanhada pela coordenadora, além de outros quatro professores selecionados por edital, segundo Iranira “essa ação tem se constituído em mais uma atividade que aproxima o IFRO e a comunidade Karitiana, possibilitando que se encontrem alternativas para a promoção de seu desenvolvimento e fortalecendo seus conhecimentos na organização produtiva”.

Como parte da programação, a disciplina Mulher e Cidadania foi planejada com o objetivo de acolher as mulheres em um ambiente de criação de oportunidades para reflexão, integração e troca de experiências de vida, com vistas à valorização, à reflexão e ao registro das trajetórias individuais; como também ao planejamento do futuro a curto, médio e longo prazos.

Matemática Financeira tem a finalidade de promover a organização em diversas áreas, especialmente na gestão dos materiais adquiridos e das vestimentas a serem produzidas. Noções de Empreendedorismo aborda o significado de empreender, sensibilizando a comunidade a se organizar para a futura comercialização da produção.

As disciplinas do Núcleo Profissionalizante foram planejadas visando assegurar um aprendizado diversificado da produção de vestimentas, possibilitando a turma pensar em uma moda Karitiana, bem como a empregabilidade no âmbito da fabricação de roupas em Porto Velho.

Estão sendo capacitadas 24 mulheres e dois homens. Com a previsão de formatura para o próximo dia 17 de dezembro, o curso é desenvolvido pela equipe dos professores José Claudenilson Karitiana (Mulher e Cidadania); Ednilson Silva Souza (Matemática Financeira); Felipe Rafael Araújo Vieira (Noções de Empreendedorismo) e Simone Maria de Oliveira, que ministra as disciplinas do Núcleo Profissionalizante. Também fazem parte da equipe colaboradora a co-orientadora do projeto, Monnike Yasmin Rodrigues do Vale, mais participação da Coordenadora de Formação Inicial e Continuada do Campus Calama, Lígia Silvéria Vieira da Silva, e dos servidores Xênia de Castro Barbosa e Tiago Lins de Lima.

Outra finalidade do projeto Laços de Parente é a de investigar os indicadores de covid-19 no município de Porto Velho, com vistas à publicação de artigo científico para disseminar conhecimento e dar visibilidade às ações do projeto.

• Lançamento_do_curso
  • corte_e_costura_8