Calama apresenta Programa de Educação Emocional na Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

Publicado: Quarta, 22 de Setembro de 2021, 16h42 | Última atualização em Quarta, 22 de Setembro de 2021, 16h46 | Acessos: 96996

Campus Calama Programa de Educação Emocional do IFRO

O Programa de Educação Emocional, desenvolvido por profissionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, será apresentado na Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, que acontece em Brasília (DF), de 23 a 25 de setembro.

Com o tema “Educação Profissional e Tecnológica: um caminho para o futuro”, o evento contempla neste ano a primeira exposição da Educação Profissional e Tecnológica, marcando os 112 anos do ensino profissional no país.

A Assistente de Alunos do Departamento de Assistência ao Educando (Depae), Elaine Márcia Souza Rosa, e o estudante do Curso Técnico em Eletrotécnica e Presidente do Grêmio Estudantil, João Guilherme Pinheiro de Souza, irão representar o Campus Calama em meio à delegação do IFRO que vai apresentar mais 12 projetos selecionados para expor no evento.

Por meio de um vídeo detalhando o Programa de Educação Emocional, Elaine Márcia explica sobre os três eixos temáticos, com ações de educação emocional para estudantes e familiares; ações de acompanhamento com protocolo profissional, adaptações pedagógicas, ações complementares com formação continuada, práticas de ensino integradas e formação de parcerias, destacando “que o desenvolvimento das competências emocionais nas escolas é muito importante”.

Para a Coordenação do Programa, o sistema escolar tem sido o principal núcleo de prevenção e promoção de saúde mental para crianças e adolescentes, atuando no desenvolvimento dos fatores de proteção e na redução de riscos ligados à saúde mental.

O vídeo também destaca a missão do IFRO em promover educação profissional e tecnológica de qualidade e excelência, dando ênfase aos aspectos cognitivos e emocionais dos alunos. Nesse contexto do programa, o aluno João Guilherme, presidente do Grêmio Estudantil, explica como a entidade está sempre atenta para participar em parceria das ações de promoção e melhoria da qualidade de vida dos alunos do Campus Calama.

“Como atuamos diretamente com os alunos, é nosso dever estar sempre procurando o melhor para nós. Um projeto que pense em nossa qualidade emocional deve sempre ser apoiado”, destaca o discente.