Professores do IFRO discutem criação poética, audiovisual e comunicação em saúde em oficinas virtuais

Publicado: Quarta, 24 de Março de 2021, 15h51 | Última atualização em Quinta, 25 de Março de 2021, 11h50 | Acessos: 130791

Oficina de criação poetica 1As atividades culturais resultantes da participação de professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) em editais de fomento à cultura lançados pela Secretaria Estadual de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), através da Lei Aldir Blanc, serão apresentadas por meio de duas oficinas virtuais de criação poética e produção audiovisual na escola; e um curso de mediação cultural aplicado à comunicação em saúde.

Nessas ações estão envolvidos os trabalhos dos professores Xênia de Castro Barbosa e Deivis Nascimento, do Campus Porto Velho Calama, e Maria Enísia Soares de Souza, do Campus Guajará-Mirim, que analisaram por meio do Projeto “Gênero e Poesia” a obra poética da escritora Nilza Menezes, poeta paranaense radicada em Porto Velho que conta com mais de 30 obras publicadas nas áreas de poesia, história e sociologia da religião. Outras ações desenvolvidas são a oficina de Produção Audiovisual na Escola, que é uma contrapartida do projeto “Paiter Suruí: cultura e segurança alimentar”, aprovado no Edital n. 78/2020/SEJUCEL-CODEC - 1ª Edição Jair Rangel “Pistolino” do Edital de chamamento público para produção audiovisual e o Curso de Mediação Cultural Aplicada à Comunicação em Saúde - uma contrapartida do projeto “Comunicação e saúde em referentes culturais Karitiana: produção de conteúdos digitais para o enfrentamento da pandemia de COVID-19 na Terra Indígena Karitiana, Porto Velho/RO”, aprovado no Edital n. 86/2020/SEJUCEL/CODEC - 1ª Edição Marechal Rondon do edital de chamamento público para publicação e difusão de expressões culturais.

Audiovisual

A Oficina de Produção Audiovisual na Escola será realizada no dia 25 de março, às 14h30, com a presença da cineasta Raissa Dourado. De acordo com a professora Xênia Barbosa, “essa oficina é resultante do Projeto Paiter Suruí e responde a uma necessidade formativa de professores do IFRO, como também das redes estadual e municipal de ensino”. Segundo ela, há tempos que discutem no Núcleo de Estudos Históricos e Literários (NEHLI/IFRO) “a necessidade de recebermos formação nessa área, para que possamos desenvolver as competências necessárias à incorporação do audiovisual como recurso didático-pedagógico e também como forma de difusão cultural de nossas ações. Agora, com esse projeto, receberemos essa formação inicial, que nos ajudará nessa questão”, esclarece.

Criação Poética

A Oficina de Criação Poética será realizada no dia 29 de março, às 19 horas, também de forma virtual. O professor Deivis Nascimento dos Santos, que também é autor do livro de poesia “Sêmem Humanimal Húmus”, explica que “essa oficina tem como público-alvo alunos de Ensino Médio das redes estadual e federal de ensino e seu objetivo é contribuir para a formação estética. É uma sensibilização artístico-cultural para a poesia, que visa aproximá-los da obra da autora Nilza Menezes, que também se apresentará no evento e falará sobre seu processo de criação”. Segundo ele, a oficina receberá 80 pessoas na sala do Google Meet e será transmitida pelo canal História e Cultura, no YouTube.

A importância dessas atividades, conforme destaca a professora Maria Enísia, do Campus Guajará-Mirim, está em “nos auxiliar a sistematizar as ações que desenvolvemos no cotidiano escolar, a refiná-las e também a dar mais visibilidade a elas. Elas são relevantes para a difusão cultural da obra dessa importante poetisa radicada em Rondônia, bem como para o trabalho pedagógico com os estudantes, que trabalharão na oficina as competências de leitura, escrita e interpretação de textos”, finaliza.

Comunicação em Saúde

O curso de “Mediação Cultural Aplicada à Comunicação em Saúde”, de acordo com a professora Xênia Barbosa, é uma contrapartida ao Projeto “Comunicação e Saúde em referentes culturais Karitiana: produção de conteúdos digitais para o enfrentamento da pandemia de covid-19 na Terra Indígena Karitiana, em Porto Velho”. O curso já está aberto no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Campus Porto Velho Calama, teve uma boa procura e está sendo acompanhado por pessoas de diversas áreas de formação e de várias localidades. Interessados em participar da Oficina de Criação Poética e nas demais atividades oferecidas, poderão acessar o endereço eletrônico: https://www.even3.com.br/oficinasaldirblanc2021