Campus Calama inicia segunda edição da capacitação em Língua Inglesa para professores e servidores

Publicado: Quarta, 17 de Março de 2021, 10h22 | Última atualização em Terça, 25 de Abril de 2023, 07h29 | Acessos: 50754

jennifer Uhler diretora RELOA nova edição da capacitação em Língua Inglesa oferecida pelo Centro de Idiomas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, iniciou a primeira turma na tarde de segunda-feira, 15. A aula inaugural, em ambiente virtual, foi dirigida aos servidores de vários campi da instituição.

A capacitação em Língua Inglesa é uma parceria com o PVEL (Programa Virtual English Language Fellow), da Regional English Language Office – RELO, entidade vinculada à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. A iniciativa junto ao IFRO iniciou no ano passado, em ambiente virtual, em função da pandemia de covid-19. Nessa etapa, está sendo ampliada com a oferta de três cursos com 38 horas de duração cada: Escrita Acadêmica em Língua Inglesa, Aperfeiçoamento para professores de Inglês e Leitura em Inglês.

O Diretor-Geral do campus, Leonardo Pereira Leocádio, falou da importância que tem sido esse trabalho junto ao RELO, agradecendo à sua Diretora Jennifer Uhler. Destacou que ambas as instituições estão alinhadas nessa atividade para proporcionar o aprendizado de servidores e professores, assegurando um fortalecimento futuro para o intercâmbio científico internacional da instituição por meio de seus quadros. Agradeceu à professora Laura Borges Nogueira, por ter tido a sensibilidade de trazer o programa e coordená-lo.

Como aluno na etapa anterior, Leonardo destacou a generosidade da Professora Mary Burch, e sugeriu para que todos aproveitem as oportunidades que estão sendo colocadas, além de propiciar um intercâmbio fraterno entre os participantes nesse momento delicado.

Segundo a Diretora Jennifer Uhler, pode-se afirmar que essa colaboração é muito importante para a Embaixada Americana. Ela lembrou que há três anos ficou instigada com a proposta da Professora Laura Borges, quando a conheceu na primeira vez que veio a Brasília e participou de uma reunião com o Conselho Nacional dos Institutos Federais (Conif).

Jennifer Uhler disse que apesar da pandemia, mesmo nesse momento difícil, “podemos bater papo, aprender juntos e enriquecer o nosso aprendizado”, enfatizando ser um momento muito especial para ela e para a Embaixada, pois possibilita que se encontrem novos caminhos de colaboração para o futuro, com foco no apoio a professores. Na avaliação dela, a experiência poderá servir como modelo para que outras instituições tenham acesso aos programas e alcancem o mesmo sucesso que o IFRO.

Para a Coordenadora do PVEL/IFRO, Laura Borges Nogueira, existe uma satisfação de estar nessa parceria pelo segundo ano consecutivo, diante da possibilidade encontrada em ampliar os cursos para colegas de vários campi da instituição. Satisfeita, a docente afirmou que essa é uma porta maravilhosa. Recordou de sua experiência quando começou a aprender Inglês por meio da leitura. Sem condições de pagar um curso à época, conheceu uma moça americana com a qual passou a se corresponder. Com muita dedicação e um dicionário, traduzia mensalmente a carta da nova amiga que também mandava jornais de sua comunidade, além de comprar revistas e traduzir letras de músicas de sua banda preferida. “Muito se aprende por meio da leitura. Por isso, essa experiência que estamos tendo é uma porta maravilhosa. Essa capacitação é um privilégio”, destaca.

Participam também da coordenação das atividades: Marjorie Correia Mendes/ Escrita Acadêmica e Sheylla Chediak/Aperfeiçoamento para professores. A aula foi sequenciada pela Professora Mary Burch Harmon. Os cursos serão ministrados uma vez por semana em cada modalidade. No evento on-line de segunda-feira, estiveram presentes a Coordenadora do Cento de Idiomas/Calama, Márcia Sousa de Oliveira, e a Chefe do Departamento de Extensão, Monnike Yasmin Rodrigues do Vale.

gallery}Jornalismo/03-Marco-2021/17-03/calama{/gallery}