Pesquisadoras do ProfEPT/IFRO contribuem na publicação do Dossiê Saberes dos Povos e Comunidades Tradicionais na composição da EPT

Publicado: Sexta, 05 de Março de 2021, 18h51 | Última atualização em Sexta, 05 de Março de 2021, 18h51 | Acessos: 39195

capa eptProfessoras do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), sediado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, participaram da organização do Dossiê Saberes dos Povos e Comunidades Tradicionais na composição da EPT. As Professoras Xênia Barbosa (Campus Porto Velho Calama) e Lediane Felzke (Campus Ji-Paraná) colaboraram na publicação do periódico Educação Profissional e Tecnológica em Revista (ISSN 2594-4827), um periódico quadrimestral vinculado ao ProfEPT, que é ofertado em rede nacional por Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Para a Professora Xênia Barbosa: “Esse produto é fruto de um trabalho coletivo, que surgiu a partir de um convite do Professor Francisco Vanderlei Ferreira da Costa, do Instituto Federal da Bahia. Demonstra o compromisso dos professores da rede do ProfEPT em refletir sobre os desafios da oferta dessa modalidade educacional junto a povos e comunidades tradicionais. Demonstra também os desafios da temática ‘Povos e Comunidades Tradicionais na composição da Educação Profissional e Tecnológica’, a fragilidade de nossas ações de inclusão educacional, de trato com a diversidade, de diálogo intercultural. Colaborar neste trabalho me permitiu compreender o quanto precisamos avançar em pesquisas teóricas e empíricas, para nos munir de conhecimentos que embasem a melhoria de nossas práticas pedagógicas e contribuam para a efetivação da cidadania dos povos e comunidades tradicionais”.

O escopo do periódico envolve publicações contribuam para o desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica brasileira, seja no desenvolvimento e/ou reflexões teóricas ou em propostas que possam contribuir para a melhoria dos diversos aspectos que norteiam os processos de ensino em Espaços de Educação formais ou não formais. Do ProfEPT IFRO submeteram artigos: Fernanda Léia Estêvão, Roselaine Kokkonen e Maria Aparecida Xavier.

A Professora Lediane Felzke destaca: “A publicação deste dossiê da ‘EPT em Revista’, discutindo a presença dos saberes dos povos tradicionais no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, é profundamente relevante, sobretudo no contexto atual. Neste momento em que a ciência se esforça para encontrar soluções sustentáveis para os dilemas da humanidade, aprender com os povos tradicionais (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, entre outros) e trazer suas ciências para a academia é o melhor caminho para encontrar respostas. Esta é uma publicação mais do que necessária. Parabéns aos organizadores!”.

Os organizadores desse dossiê, em seu editorial, dizem: “A ideia central desta proposta baseia-se no entendimento de que uma democracia de alto impacto passa, primordialmente, pela Educação. Nesse sentido, a efetivação de direitos de indivíduos e grupos minoritários e socialmente vulneráveis, em razão de seus modos de ser e de produzir diversos dos prescritos pelo sistema hegemônico não pode ocorrer senão a partir de epistemologias que operem na lógica da descolonização, oportunizando práticas políticas e pedagógicas de inclusão e diálogo com a alteridade. Os artigos científicos aqui reunidos expressam esse entendimento, demonstram rigor teórico e compromisso ético-político em relação às demandas de povos e comunidades tradicionais apresentadas à EPT”.

Para conhecer o Dossiê Saberes dos Povos e Comunidades Tradicionais na composição da EPT acesse o link https://doi.org/10.36524/profept.v5iEspecial.