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IFRO Calama capacitará profissionais da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo

Publicado: Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 17h48 | Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 17h49 | Acessos: 94971

Ifro PVH Calama

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) firmou convênio com a Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (FEASE) para capacitar 400 agentes socioeducadores por meio de Educação a Distância em Curso de Formação Inicial em Agente Socioeducador, com duração de 200 horas.

O curso será ofertado pelo Campus Porto Velho Calama, conforme o Projeto Pedagógico a ser elaborado pela equipe formada para a execução do Plano de Trabalho, sob orientação da Pró-Reitoria de Extensão. Atenderá ao Regulamento dos Cursos de Formação Inicial e Continuada do IFRO e demais normatizações internas. O perfil de formação, componentes curriculares, ementas e demais orientações pedagógicas serão definidos no Projeto de Curso.

O Plano de Trabalho prevê a capacitação de 260 socioeducadores e 140 técnicos administrativos, com atuação em todo o Estado. Além das aulas a distância, estão previstas ainda a produção de conteúdos técnico-científicos como cartilhas, vídeos institucionais, artigos científicos e relatórios técnicos. O coordenador-geral do projeto, Professor Augusto Barbosa Silva, disse que a iniciativa vai “refletir positivamente nos serviços que a FEASE presta à sociedade do Estado de Rondônia, ao mesmo tempo em que fortalece o IFRO por meio de parcerias para capacitação em diversas áreas”.

Segundo ele, o edital de colaboradores está previsto para sair em dezembro de 2020 e para o curso há uma previsão para final de fevereiro do próximo ano. Por parte da FEASE, a supervisora Katiana Nunes de Araújo Pessoa afirma que “o perfil que se busca do servidor que atua na medida socioeducativa é de um profissional que compreenda sua atuação mediadora no processo de ressocialização do adolescente”. Ela diz que é de suma importância a formação continuada desses servidores, “pois eles devem ter não apenas suas capacidades técnicas como também devem proporcionar ao adolescente acesso à oportunidade de superação de sua situação de exclusão, bem como acesso à construção de valores para a reinserção na vida em sociedade”.

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