Grêmio Estudantil do Campus Calama funda “Clube de Jornalismo” para interação entre os alunos

Publicado: Terça, 17 de Novembro de 2020, 19h44 | Última atualização em Terça, 17 de Novembro de 2020, 20h07 | Acessos: 110739

Diretoria atual do grêmio

O Grêmio Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (GRIFRO) é uma entidade representativa dos alunos do Campus Porto Velho Calama que atua em todas as áreas que envolvem a participação deles no Instituto. Para estreitar a comunicação e o relacionamento entre eles, o GRIFRO fundou no início do mês de outubro o Clube de Jornalismo, que iniciou sua atuação com uma série de palestras por meio de lives na internet com jornalistas que atuam em emissoras da capital.

À frente da coordenação Geral do GRIFRO está o estudante do 3º ano do Curso Técnico em Informática Matutino, Marcos Daniel Silva de Gois. Conforme o aluno do 2º ano do Curso Técnico em Eletrotécnica Matutino, João Guilherme Pinheiro de Souza, que responde pela Coordenação de Recursos do GRIFRO, o grêmio mantém um bom relacionamento com os departamentos e se envolve em todas as atividades do campus, sempre pronto a auxiliar ou a questionar qualquer decisão que afete diretamente o direito dos alunos.

Segundo João Guilherme, a ideia do Clube de Jornalismo nasceu da discussão entre diversos grupos no campus e vem sendo amadurecida desde então. “O projeto do clube e sua responsabilidade burocrática estão atrelados a mim e ao secretário de Desenvolvimento de Ensino, Ciências e Tecnologia, Esdras Maia, aluno do 3º ano matutino em Química”, conta, afirmando que é ainda uma experiência inicial, mas que eles pretendem atingir uma identidade singular para o clube.

O Clube de Jornalismo pretende atuar nesse momento a distância, elaborando matérias para veicular pelas redes sociais. É ideia, ainda, de acordo com João Guilherme, fazer a cobertura completa das próximas eleições para a diretoria do GRIFRO. Eles esperam, entretanto, com a retomada das aulas presenciais, elaborar um vídeo-jornal e um jornal impresso. Desde a fundação do clube, “já foram organizados os integrantes e eles já estão produzindo matérias sobre o direito dos estudantes”, afirma João. Além da organização da equipe, estão trabalhando na elaboração de um possível site ou blog, que será o canal oficial do clube para divulgar o GRIFRO nas redes sociais.

Para dar andamento às suas atividades, o clube promoveu uma live na última semana com a jornalista e professora da Uniron, Iule Vargas, que fez um panorama sobre a história do jornalismo e falou sobre as atividades jornalísticas de uma repórter, baseadas na sua vivência profissional numa emissora da capital. Também já foram feitos dois workshops internos sobre abordagem e elaboração de textos jornalísticos; utilização de fontes confiáveis para transmissão de forma correta; e edição de conteúdo de textos, artes e imagens.

A próxima palestra, também por meio de live, está prevista para o dia 27 de novembro, com o jornalista José Gadelha, repórter de TV, que também atua em Porto Velho.

Atuação colegiada

A diretoria do grêmio é formada por doze membros, além de um Conselho de Representantes de Turma (CRT) com 48 líderes de salas, que atua como órgão de regulação das ações da diretoria e que faz a mediação direta entre as possíveis dificuldades existentes entre os alunos e a diretoria. Há também uma Assembleia Geral composta por todos os alunos matriculados nos cursos integrados, sendo o órgão de deliberação máxima, que elege a nova diretoria no final de cada ano e os membros do CRT, após a terceira semana de aulas.

A diretoria é dividida em seis coordenações, com um coordenador, um secretário e colaboradores voluntários: Coordenação Geral; Gestão de Recursos; Comunicação; Esporte, Saúde e Meio Ambiente; Cultura e Formação Política e Desenvolvimento de Ensino, Ciência e Tecnologia. Entre as atividades realizadas neste ano, João Guilherme cita o “Tropicalama” que é o evento de acolhimento dos novos alunos com a realização de atividades artísticas e culturais.

Apesar das dificuldades enfrentadas neste ano atípico, João Guilherme diz que houve também diversas reuniões com chefes de departamentos do campus para resolução de questões internas; a semana de integração para dar boas-vindas aos alunos, bem como a atividade de apadrinhamento pelos veteranos que auxiliam as turmas de primeiro ano.

Os alunos fizeram ainda um pronunciamento alertando sobre a questão de assédio nas escolas e atividades durante a quarentena por efeito da covid-19. Realizaram diversas palestras e rodas de conversa com psicólogos, professores e neurologistas sobre temas variados; uma semana de conscientização sobre direitos civis e políticos; dicas de estudos para auxiliar no aprendizado a distância; como também participaram do movimento #adiaenem.

• Diretoria_atual_do_grêmio
  • Jornalista_Iule_Vargas_em_live