Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Professores do Campus Calama reformulam planejamento de ensino para atender alunos de forma remota durante a pandemia de Covid-19

Publicado: Terça, 23 de Junho de 2020, 15h59 | Última atualização em Terça, 23 de Junho de 2020, 16h12 | Acessos: 25163

 IFRO Campus Porto Velho CalamaProfessores e técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, estiveram reunidos na última semana do mês de maio e na primeira semana do mês de junho para replanejar as atividades pedagógicas dos cursos oferecidos pela instituição, com o objetivo de remodelar o ensino remoto com adequações necessárias para obter maior eficiência em sua aplicação.  

Essa nova organização teve como base as discussões realizadas no Campus Calama e as pesquisas realizadas pela Pró-Reitoria de Ensino do IFRO, as quais apontaram as dificuldades da comunidade acadêmica em acompanhar, desenvolver e executar as atividades não presenciais no modelo 100% do Ensino a Distância (EaD). Também foram consideradas as legislações e os documentos que tratam sobre a necessidade de atividades práticas em laboratórios, que estão inviabilizadas de serem ofertadas no atual momento de pandemia, devido às recomendações de distanciamento social, como forma de diminuir o contágio pelo novo coronavírus.

Na primeira semana do replanejamento houve a integração entre os colegiados dos cursos (técnicos integrados, técnicos subsequentes e superiores); a elaboração de novos horários para os cursos e a oferta de cursos de formação com a participação do diretor de Educação a Distância do IFRO, dos docentes e de toda a equipe técnica. As deliberações foram explicadas por área no Informativo sobre o Ensino nas atividades remotas disponível abaixo.

Durante a abertura da semana, o Diretor de Ensino do Campus Calama, professor Kariston Dias, fez a apresentação sobre as estratégias para reorganização do Ensino Remoto, sendo seguido pelo Diretor de Educação a Distância, professor Aloir Pedruzzi Junior, que expôs sobre as estratégias para a aprendizagem remota. Recursos Didáticos no Ensino Remoto foram abordados pelo professor de Informática, Rafael Pitwak, e o Ensino baseado em competências foi abordado pela professora Elisângela Bibá, também da área de Informática. Durante a semana, foram apresentadas experiências satisfatórias no Ensino Remoto por professores convidados.

A equipe do Departamento de Apoio ao Ensino (DAPE) coordenou a reunião pedagógica que discutiu sobre a Recuperação Paralela, atuando ainda nas instâncias administrativas e pedagógicas na elaboração de novos horários; atualização dos sistemas SIGA-EPTC (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica da Educação Profissional e Tecnológica) e SGA (Sistema de Gestão Acadêmica) que regem toda a documentação pertinente ao ensino: diários, planos de ensino, cadastro e exclusão de aulas, fechamento de etapas, entre outros; organizou também um grupo de estudos para discutir a recuperação paralela; bem como o planejamento das formações com apoio dos docentes ministrantes dos cursos. A equipe de coordenadores de curso também participou das reuniões com pais de alunos, do atendimento e acompanhamento do acesso dos alunos no ambiente virtual.

No período de 8 a 12 de junho, o Departamento de Assuntos Estudantis (DEPAE) promoveu as “Rodas de Conversa em tempos de pandemia”, com eventos virtuais que motivaram os alunos com técnicas e dicas para melhorar a concentração; como conciliar trabalho e estudo; como controlar a ansiedade em tempos de distanciamento social; aulas de Libras e trocas de informações com alunos egressos do IFRO que estão vivendo experiências exitosas. Também foi abordada como acontecerá a recuperação paralela.

O Diretor-Geral do Campus Calama, Leonardo Pereira Leocádio, disse na ocasião que [...] “o momento é de desafio para que todos repensem suas rotinas de estudo e de trabalho, aproveitando o período para um maior aproveitamento de suas tarefas”. Também agradeceu o empenho de técnicos e professores em buscarem um ambiente mais atrativo para o aprendizado e o aproveitamento dos alunos.

Veja o Informativo AQUI

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.