IFRO Calama produz água sanitária e máscaras de tecido que são entregues a instituições públicas da capital

Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 18h54 | Última atualização em Quarta, 10 de Junho de 2020, 19h07 | Acessos: 43265

Campus Calama máscara

O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, Leonardo Pereira Leocádio, participou na última semana da entrega de produtos como água sanitária e máscaras de tecido reutilizáveis a instituições públicas da capital. São produtos fabricados por professores e alunos em projetos de extensão e que servem tanto para desinfecção de ambientes, como para utilização individual na prevenção de contaminação por efeito da Covid-19.

Coordenado pelo professor Rauldenis Fonseca, o projeto de produção de água sanitária para desinfecção de pisos, maçanetas de portas, carteiras, cadeiras, entre outros locais, tem como objetivo auxiliar na diminuição da contaminação através do contato de superfícies contaminadas pelo vírus, além de poder mostrar aos alunos a importância da utilização da água sanitária no dia a dia, colaborando com a limpeza doméstica e de demais espaços onde haja convívio pessoal. Quanto à distribuição dos produtos, de acordo com o Diretor-Geral do Ifro Calama, Leonardo Leocádio, “[...] é uma forma de exercermos uma parceria mais efetiva e cooperarmos com instituições públicas na desinfecção de ambientes neste tempo de pandemia do coronavírus.”

Na última semana, foram entregues 100 litros de água sanitária ao Albergue Municipal e 100 litros do produto à Polícia Civil. Também foram entregues 300 kits de máscaras de tecido reutilizáveis ao Albergue, à Polícia Civil e à Casa de Saúde Indígena (Casai) de Porto Velho. Os kits são compostos com folhetos explicativos sobre a prevenção ao coronavírus e orientações sobre a higienização das máscaras de tecido, resultantes do projeto de Pesquisa e Extensão coordenado pela professora de Educação Física, Iranira Geminiano de Melo, que mencionou ter recebido elogios pela qualidade das máscaras produzidas.

O Direitor-Geral do Campus Calama conclui que “ [...]é gratificante para nós o trabalho que nossos professores e alunos estão desenvolvendo neste momento tão sensível. Poder aliar nosso conhecimento técnico ao voluntariado e ajudar as pessoas que estão na linha de frente no combate à pandemia e também poder ajudar os mais desamparados, dá um significado enorme às nossas atividades. Sem dúvida isso é muito motivador”.

• Campus_Calama-_máscaras_2
  • Campus_Calama_-_máscara