Campus Cacoal realiza cerimônia de certificação e de colação virtual para mais de 180 concluintes de cursos técnicos e superior

Publicado: Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 14h09 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 18h26 | Acessos: 61019

Campus Cacoal Colação de Grau 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, nos dias 17 e 18 de fevereiro, realizou a primeira cerimônia virtual de certificação e colação de grau. O evento contou a participação de aproximadamente 186 formandos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Informática, em Agropecuária e em Agroecologia, do Curso Técnico Subsequente em Agropecuária e da Licenciatura em Matemática.

As cerimônias ocorreram sem interrupções e tiveram um alcance de mais de duas mil visualizações pelo YouTube e Facebook. A recepção e a avaliação dos estudantes foram muito positivas. Para Arthur Sesana, concluinte do Técnico em Agropecuária: “O evento em questão foi realizado de uma forma muito compromissada, dava para sentir o esforço dos professores, servidores e outros mais para nos oferecer uma colação de qualidade. Por mais que lá no fundo eu sentisse um aperto no peito por sonhar com uma colação presencial, a colação on-line não pecou em nenhum ponto essencial, pelo contrário, ofereceu através da dedicação e profissionalismo um evento muito bom”.

O Técnico em Informática Bruno Miguel Flor relembra com felicidade a possibilidade de rever seus colegas de turma, mesmo que virtualmente: “É claro que vamos sentir falta de várias coisas da colação de grau presencial, principalmente porque,  no meu caso, era a primeira vez fazendo algo do tipo. Mas a colação virtual não ficou nem um pouco atrás, foi simplesmente incrível poder ver o rosto de cada uma das pessoas que passaram esse tempo todo com você”.

Bruno ainda acrescenta a expectativa gerada em torno de um evento presencial sendo frustrada pela pandemia: “De início eu estava com bastante receio sobre a colação de grau, afinal, vimos o nosso tão sonhado momento indo embora. Receber o diploma, segurar o canudo de beca, estar próximo uma última vez de todo mundo que fizeram parte do seu dia a dia durante esses anos. Só que a partir do momento que a colação de grau virtual começou, a sensação de realização foi incrivelmente grande. Foi um bom momento, que não nos impediu de se emocionar, lembrar, homenagear e ser homenageado”.

Para a Técnica em Informática Yasmin Careta a emoção compartilhada teve o mesmo sentimento relatado por seus colegas: “A Colação de Grau da minha turma, 3° A de Informática, foi bem organizada, principalmente na atenção para os testes antes do evento. Me emocionei com os discursos dos professores e com a apresentação de cada aluno. Sou muito grata por cada experiência dentro do IFRO, pensei que seria chato por ser on-line, mas pelo contrário, foi rápido e com muito sentimento, sentirei falta de tudo”.

As colações estão disponíveis no canal do YouTube do IFRO Campus Cacoal através dos links: https://youtu.be/lAwQFY0ZF9A e https://youtu.be/n_-ngVMpFyY. De acordo com os organizadores, IFRO Campus Cacoal agradece ao servidor Clayton Ferraz Andrade do Campus Ji-Paraná, pela colaboração e empenho na realização do evento virtual.

• Campus_Cacoal_-_Colação_de_Grau_1
  • Campus_Cacoal_-_Colação_de_Grau_2