Campus Cacoal promove projeto de ensino em Música de maneira remota

Publicado: Sexta, 15 de Mai de 2020, 17h01 | Última atualização em Sexta, 15 de Mai de 2020, 17h40 | Acessos: 77301

Campus Cacoal Projeto Música

Mesmo que de forma remota, projetos de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) mantêm suas atividades. Um deles é o Grupo Musical IFRO Campus Cacoal. Um dos resultados do projeto foi divulgado no último dia 13 de maio, em uma plataforma de compartilhamento digital. O vídeo mostra os integrantes interpretando a música "Dias Melhores" do compositor Rogério Flausino da banda Jota Quest.

O coordenador e professor de Música, Afonso Felipe Romagna, comenta que "[...] nestes dias tão difíceis da nossa vida está cada vez mais evidente a importância da arte, pois é ela que representa de uma maneira lúcida os nossos valores como seres humanos. Neste momento de crise profunda e medo mundial, vemos a importância do próximo, dos sentimentos e das expressões, e não há melhor maneira de vivermos e nos expressarmos a não ser pela arte."

O professor comenta que a ideia de gravar um vídeo partiu de uma das integrantes do grupo, Isabella Nunes de Oliveira, que sugeriu a interpretação de uma música gravada pelos celulares, cada um na sua casa. Para o aluno Arthur Sesana, do 3º ano do curso técnico integrado em Agropecuária, o projeto não traz só benefícios tecnicamente musicais. "Eu comecei cantando e hoje sou tecladista do projeto, estou satisfeito com minha evolução no projeto e sei como ele contribuiu muito em minha vida", destaca.

A aluna Paloma Aparecida, do 3º ano do curso técnico integrado em Informática faz um relato emocionado sobre sua experiência. "O projeto sempre foi algo maravilhoso pra mim e é muito bom receber o acolhimento de todos, principalmente do professor Afonso. Estar no projeto faz eu me sentir feliz e desejar transmitir algo de bom para as pessoas, compartilhar boas energias e também fazê-las se sentirem acolhidas. A cada apresentação que fazemos só me faz pensar que não devemos parar, que estamos no caminho certo. Nesse momento que estamos vivendo é a principal hora de compartilhar esperança para as pessoas. O que fazemos é lindo e são pequenos atos que deixam tudo melhor. Fazer o vídeo cantando ‘Dias melhores’ foi muito gratificante, espero que possamos alcançar muito mais pessoas, acolher mais pessoas e que ‘parar’ nunca seja uma opção”.

O vídeo está disponível no seguinte link:  https://www.youtube.com/watch?v=tYSW13xSBeI