IFRO Campus Cacoal realiza Semana Pedagógica

Publicado: Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 19h09 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 19h27 | Acessos: 56450

Campus Cacoal Semana Pedagógica 11Na primeira semana de fevereiro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, retornou suas atividades pedagógicas com docentes e técnicos. A semana teve como temática “Encontro Pedagógico: memórias, narrativas e práticas pedagógicas”. O evento teve o objetivo de desenvolver atividades por meio de memórias e narrativas como recursos para a formação pedagógica, um ato de conhecimento no processo de ensino e aprendizagem.

A Coordenadora da Biblioteca da unidade, Fernanda Oliveira Freitas Cavalcante, apresentou as atividades desenvolvidas na biblioteca Clarice Lispector e as informações para o acesso aos livros. Posteriormente, os docentes foram convidados a uma visita à biblioteca, onde foram recebidos com a exposição de livros de acordo com cada área técnica e pedagógica, dando publicidade aos docentes das obras disponíveis para pesquisas no processo de ensino e aprendizagem. Foi realizada uma dinâmica de caça-palavras com a temática da semana pedagógica, um momento de descontração.

Uma das ações da Semana foi a socialização de informações repassadas durante um curso de formação para coordenadores dos cursos integrados e graduações, realizado em Porto Velho no final do ano 2019.

Foram ofertadas capacitações no SEI ministradas pelos servidores Diego Matias Pinheiro e Cristiano Damião da Silva e capacitação de algumas funcionalidades do SUAP ministrada pelo professor Tiago José Sampaio Kaiser. Outra capacitação ofertada foi em “AVA - Gift e Sharing” ministrada pelo professor Luiz Henrique Morais Aguiar. “Essa ferramenta disponível no AVA facilitará a formulação de questões para o desenvolvimento das atividades avaliativas”, complementou o docente.

Outra atividade pedagógica trabalhada foi a oficina com a temática “Relação Professor-Aluno no Processo de Ensino e Aprendizagem: memórias, narrativas e práticas pedagógicas”, ministrada pela Pedagoga Andréia Paro do Nascimento e pela Técnica em Assuntos Educacionais Suzana Caroline da Silveira Couti. Na capacitação foram abordados os aspectos socioafetivos no processo de ensino e aprendizagem com teóricos como Piaget, Vygotsky, Wallon e Freire, em que sintetizam que o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social se dá de forma interdependente no processo de ensino e aprendizagem. Foi um momento em que os docentes expressaram pontos positivos e negativos vivenciados enquanto alunos na relação professor-aluno e que hoje servem como reflexão para a prática pedagógica. “ O ato de narrar sua própria história, mais do que contar uma história sobre si, é um ato de conhecimento”. (PÉREZ, 2002, p. 55).

Segundo a pedagoga do campus, as reflexões teóricas e práticas acerca da temática relação professor-aluno foram importantes para “[...] compreendermos que a afetividade e o cognitivo não são separáveis na construção da aprendizagem. Todos tiveram uma participação ativa deixando a oficina rica de experiências vivenciadas, e que podem contribuir na formação docente”, relatou a Andreia Paro.

A professora Aghata Christie destacou que a Semana Pedagógica organizada pelo Departamento de Apoio ao Ensino (DAPE) do Campus Cacoal superou as expectativas dos docentes. “Tivemos momentos de interação, capacitação e de planejamento. Esse evento é de extrema importância para nós servidores, pois trocamos experiências e debatemos sobre as políticas e práticas pedagógicas. Momentos como esses fazem com que possamos alcançar os objetivos desejados e também com que possamos manter a excelência do nosso campus”, disse.

A Semana contou ainda com um momento em que quatro professores do campus compartilharam as experiências de pesquisas de doutorado, apresentando a temática da pesquisa, o processo metodológico, os resultados e como a pesquisa tem contribuído para a prática pedagógica sendo eles: Nos Caminhos do Imperador: experiências de uma pesquisa de doutorado (professor Mauro Henrique Miranda de Alcântara); O percurso da tese: desafios e aprendizagem (professora Angelita Aparecida Coutinho Picazevicz); Educação Etnobotânica e Plantas Medicinais: um estudo de caso no Curso Técnico em Agroecologia (professor Edslei Rodrigues de Almeida); Sistema de Cultivo Consorciado: Percurso até a tese (professor Rodolfo Gustavo Teixeira Ribas).

• Campus_Cacoal-_Semana_Pedagógica_1
  • Campus_Cacoal-_Semana_Pedagógica_10