Centro de Idiomas do IFRO Campus Cacoal certifica alunos em Língua Espanhola

Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 13h24 | Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 13h26 | Acessos: 1547

Campus Cacoal Centro de Idiomas do IFRO Campus Cacoal 2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Cacoal, concluiu no mês de outubro dois cursos de extensão no município. “Proporcionar por meio do Centro de Idiomas o aprendizado em Língua Espanhola, amplia as possibilidades de nossos alunos no que se refere à capacidade profissional e contato com novas culturas, além disso, promove a interação e socialização da turma, pois aprendemos muito uns com os outros. Certamente que foi construída uma amizade entre todos nós e principalmente uma parceria para cursos futuros”, avalia a Coordenadora do Centro de Idiomas, professora Agatha Zemke.

Durante o segundo semestre de 2019, foram desenvolvidos dois projetos pelo Centro de Idiomas do IFRO Cacoal: curso de extensão para iniciantes – Espanhol para Brasileiros Nível A1 48h – ministrado pela Professora Shelly Braum, e o curso de formação continuada – Espanhol para Brasileiros Nível A2 60h. Os dois cursos foram ofertados entre os meses de agosto e outubro desse ano. A direção da Escola Estadual Cora Coralina cedeu suas dependências para a realização do projeto. Os dois cursos certificaram mais de 35 alunos. As docentes planejam continuar os cursos no primeiro semestre do próximo ano. “O curso foi muito bom, bastante proveitoso. A professora tem bastante conhecimento e segurança para aplicar os conteúdos, gostei bastante. Quanto aos colegas houve muita harmonia e bons contatos com todos, então, de um modo geral foi ótimo o curso”, contou Maria Pereira Neta, que participou da capacitação.

Os dois cursos contaram com a colaboração de 4 alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Oigres Barbosa Da Silveira e Davi Ágape Elias Galheno, concluintes do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e também Sophia Lauren Wilker Azevedo e Vinícius Rodrigues dos Santos, alunos do segundo ano do curso técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Cada aluno fez um relato acerca de sua participação no projeto.

“Foi muito satisfatório poder estar participando de uma atividade social tão interessante cujo objetivo é espalhar conhecimento, isso me motiva”, relata o aluno colaborador Davi. Davi juntamente com o aluno Oigres, sempre acompanharam as professoras e deram suporte durante as aulas. “Uma oportunidade única, que proporcionou integração em uma atividade produtiva que dá vida à instituição, o ensino e a extensão. E isso provoca em mim uma sensação de pertencimento que é, antes de tudo, gratificante. E isso é um estímulo para a vida”, descreve Oigres.

“Achei que foi uma experiência muito boa, senti que enquanto eu estava fazendo os exercícios, meu espanhol na leitura e compreensão melhorou bastante. No geral achei bem legal e entendi o lado dos professores, com correção de provas, elaboração de atividades, etc. Agora sei como pode ser cansativo, mas que no final é gratificante”, comenta o aluno Vinicius. Os alunos Vinícius e Sophia, deram suporte na parte pedagógica do curso. Nos horários destinados aos projetos, ajudavam na elaboração de materiais e atividades, auxiliaram na correção de provas e documentação em geral do curso. “Eu gostei bastante do período em que participei do projeto, entendi um pouco mais a língua espanhola. A experiência de ajudar as pessoas da comunidade a entender melhor o espanhol foi bastante gratificante. Compreendi o lado dos professores em relação ao preparo do material didático e a correção de provas. Participar desse projeto foi muito importante para mim e agradeço as professoras Agatha e Shelly por terem me dado essa oportunidade”, conta Sophia.

• Campus_Cacoal_-_Centro_de_Idiomas_do_IFRO_-_Campus_Cacoal_1
  • Campus_Cacoal_-_Centro_de_Idiomas_do_IFRO_-_Campus_Cacoal_2