Biblioteca Clarice Lispector do Campus Cacoal realiza a terceira edição da Semana do Livro

Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2019, 13h48 | Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2019, 14h01 | Acessos: 1107

Semana do Livro em Cacoal 4A Biblioteca Clarice Lispector do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, realizou entre os dias 21 e 25 de novembro, a III Semana do Livro. Projeto iniciado em 2015, nesse ano o tema é “Biblioteca: espaço de interatividade e conhecimento”. Segundo a Coordenadora da Biblioteca, Gizele de Melo Viana, “promover, por meio das atividades artísticas, culturais e informacionais, aproximar a comunidade acadêmica e escolar aos serviços já ofertados pela biblioteca é nosso principal objetivo”.

Organizada pela equipe da biblioteca, que conta ainda com as servidoras Fernanda de Oliveira Cavalcante e Priscila Daniele Doenha Moura, a III Semana do Livro teve colaboração de vários servidores e estudantes. A Semana propôs diversas atividades aos discentes, entre elas a Arteterapia, Exposição de fotografias, Palestras, Oficinas e, no encerramento, um Sarau Literário.

“O sarau possibilita uma integração entre os discentes, além disso, aproxima-os da arte em geral. Em um campus agrícola como o nosso, voltado às atividades pragmáticas, as ações culturais são momentos que fomentam o contato com o belo e que proporcionam aos discentes situações de muito aprendizado, porém de uma maneira mais leve. O envolvimento afetivo dos discentes com a instituição, provocado pela preparação e realização desse evento, promove a melhora do desenvolvimento acadêmico inclusive nas disciplinas técnicas”, expôs a Professora Jeciane de Paula Oliveira.

A equipe da Biblioteca Clarice Lispector realiza, ao longo do ano, diversas atividades que envolvem tanto a comunidade acadêmica, como a comunidade externa. A ideia é a de que oportunizar momentos culturais como esse contribui na construção do conhecimento e incentivam a leitura de modo geral.

“A literatura, a música, o teatro, as produções artísticas em geral devem ser mais valorizadas. O sarau, além de ser um momento de trocas de experiências e de enriquecimento das nossas produções e interpretações, irá enaltecer o belo da criatividade, da cumplicidade, da felicidade e da harmonia”, relatou a aluna do segundo ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Karoliny Fim da Silva.

• Semana_do_Livro_em_Cacoal_1
  • Semana_do_Livro_em_Cacoal_2