Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Cacoal leva disciplina de Geografia para além da sala de aula

Publicado: Quarta, 04 de Setembro de 2019, 13h28 | Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2019, 13h28 | Acessos: 1165

Campo5O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Cacoal, teve no dia 26 de agosto aula de campo da disciplina de Geografia. O conteúdo abordado foi de clima, hidrografia e formações vegetais, abordado anteriormente em sala de aula, mas que precisava ir além da teoria. A atividade da Professora Graziela Tosini foi realizada com a turma dos primeiros anos do Curso Técnico em Informática, modalidade Integrado ao Ensino Médio.

Com objetivo de avaliar a percepção ambiental dos estudantes nas dependências de Produção Vegetal e na área de reserva permanente, a aula ainda abordou as condições termo higrométricas de três ambientes diferentes nas dependências do Campus Cacoal (produção vegetal e área da nascente Esperança).

Os alunos foram instruídos para preenchimento da ficha de campo, bem como o uso de quatro aparelhos Termo Higrométricos, distribuídos entre os grupos durante o percurso da atividade em campo. A visita em campo contou com a ajuda do servidor do Departamento de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (DIEPE), o Técnico em Agropecuária e Engenheiro Agrônomo Fernando Silva Cardoso, que abordou o tema de formações vegetais e sanou outras dúvidas que os alunos tiveram sobre as áreas visitadas.

Conforme a docente, os resultados obtidos em campo foram um aumento da temperatura do ar, variando entre 29°C e 33°C e umidade do ar entre 64% a 44% nos horários de 9 às 11 horas. Essa variação de temperatura também foi percebida pelos alunos na diferença entre os ambientes visitados com sensação térmica de confortável a muito calor. Além dos resultados termo higrométricos o aspecto da paisagem também foi avaliado pelos participantes na alteração de transição da formação vegetal.

“A atividade de campo é interessante para agregar conhecimento e despertar o interesse em pesquisa e execução de projetos. Aproveitei a estrutura que o Campus Cacoal tem para realizar essa atividade conciliando o ensino e a aprendizagem dos alunos não só em sala de aula, mas no mundo real”, acrescentou a Professora Graziela.

Para a estudante Isabella Alves da Silva, “achei muito legal nossa ida a nascente, aprendemos sobre as formas de produções, sobre a nascente, coisas que não sabíamos, aprendemos sobre áreas das quais não estudamos. Aulas práticas são muito interessantes para nós, pois quase não temos nenhuma, e foi muito divertido aprender dessa forma mais descontraída”.

Maria Vittória Sousa Rodrigues Palma, também do Técnico em Informática, afirmou que “na visita à nascente aprendi muitas coisas sobre áreas que eu não estudo do meu curso. Foi interessante saber sobre de onde vem nossa comida, sobre como é produzida, quem produz. Sobre a área preservada. Foi a primeira experiência da nossa sala em campo”.

A experiência diferenciada para os estudantes de Informática agradou ainda a Mikaelly Fonseca Pedroso. “Nós de TI, que estamos sempre em laboratórios e sala de aula, pudemos sair e ir para o campo fazer pesquisas sobre o conteúdo que estamos estudando, conseguimos adquirir uma experiência incrível. Além de tudo, colocamos em prática o que estudamos em sala, inclusive usamos a tecnologia”, concluiu a discente.  

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.