Semana de Geografia aborda a educação ambiental na perspectiva geográfica em Rondônia

Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2019, 11h57 | Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2019, 12h00 | Acessos: 1077

SEMANA DE GEOGRAFIA Mesa redonda de encerramento Meio Ambiente Preservar ou mercantilizarA II Semana de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, trouxe como tema o meio ambiente, tendo na ciência geográfica a necessidade de trazer para o meio acadêmico novas formas de entender os processos modificadores do espaço, proporcionando o debate de diversos profissionais do próprio campus e de outras regiões para o espaço educacional.

Na edição de 2019, nos dias 03 a 07 de junho, muito se debateu sobre a Educação Ambiental, uma das disciplinas muito difundida nas escolas como forma de conscientizar o discente e promover a preservação e uso racional do meio ambiente. O evento ainda recordou os 48 anos da Conferência de Estocolmo, com o objetivo de indagar sobre as questões ambientais que ocorrem em Rondônia. Segundo os debatedores, o território do Estado foi palco de intensas modificações da paisagem em curto período de espaço.

A Semana é promovida pelo Curso de Licenciatura em Geografia do Campus Cacoal, tendo em vista que a Geografia enquanto ciência que estuda o espaço geográfico busca compreender a dinâmica do espaço produzido e transformado direta ou indiretamente pelo ser humano. “A Semana de Geografia é um importante momento na vida acadêmica dos discentes, pois contribui para a formação complementar, além de ter acesso a minicursos, palestras e trabalhos científicos da comunidade em geral. Além disso, é papel da instituição levar até a comunidade o que se produz aqui dentro do IFRO, sendo os eventos uma oportunidade de isso ocorrer”, revela o Coordenador do Curso de Licenciatura em Geografia, Tiago Roberto.

Durante a cerimônia de abertura ocorreu a palestra “O ensino de geografia e a implantação dos Comitês de Bacia Hidrográfica no estado de Rondônia: um convite à reflexão curricular”. Também foram realizados os minicursos “Introdução à aerofotogrametria com o uso de drones”, “Aplicabilidade dos R’s da educação ambiental no ambiente escolar”, “Racismo Ambiental: causas e consequências”; “Educação nas ‘nuvens’: ferramentas do Google”, e “O uso de recursos audiovisuais para o ensino de geografia”. Na parte de divulgação científica, foram apresentados artigos completos ou resumos expandidos e para o encerramento teve a mesa-redonda “Meio ambiente: Preservar ou Mercantilizar”.

A II Semana de Geografia teve como público participante os discentes do Curso de Licenciatura em Geografia do próprio campus, egressos e discentes de cursos relacionados ao tema do evento, a exemplo da Zootecnia do IFRO/Cacoal, da Engenharia Florestal da UNIR/Rolim de Moura, de Direito da UNIR/Cacoal, da FACIMED, de Geografia da UNIR/Porto Velho, bem como professores e alunos do Instituto Abaitará de Pimenta Bueno. No total, foram 177 inscritos no evento.  “Cumprimos com o papel de divulgação científica através de 24 trabalhos que foram submetidos e aprovados, envolvendo resumos, resumos expandidos e artigos completos, que serão publicados em Anais, através da plataforma even3.com.br”, conclui o Professor Tiago.

• Comunicação_científicajpg
  • SEMANA_DE_GEOGRAFIA
  • SEMANA_DE_GEOGRAFIA_-_Atividade_prática_do_minicurso_sobre_aerofotogrametria_com_uso_de_drones
  • SEMANA_DE_GEOGRAFIA_-_Mesa_redonda_de_encerramento_Meio_Ambiente_Preservar_ou_mercantilizar