Grupo Folclórico Boi-Bumbá Brasileirinho encanta participantes do 8º Arraiá em Cacoal

Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2019, 16h53 | Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2019, 18h06 | Acessos: 1565

Campus Cacoal Arraiá 3

No sábado (29) aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, a 8ª edição do “Arraiá” da unidade, evento já tradicional na cidade. Organizada pelos servidores em parceria com os estudantes, a tradicional festa reuniu aproximadamente mil pessoas. Além de todas as tradicionais atrações juninas, houve também a apresentação do Grupo Folclórico Boi-Bumbá Brasileirinho.

Foram oferecidas diversas comidas típicas ao público, todas preparadas pelos alunos. Além das comidas, havia muitas brincadeiras e uma variedade de atrações. Desfile de Miss e Mister Jeca, casamento caipira e a tradicional quadrilha foram atrações da noite. “Nossa festa junina já é tradição em nosso município. Estando em nossa oitava edição, já temos a adesão da população de Cacoal e dos municípios vizinhos”, relatou Afonso Felipe Galdino Romagna, organizador do evento.

A apresentação do Grupo Folclórico Boi-Bumbá Brasileirinho é resultado de um projeto de extensão, coordenado pelo Professor de Artes do Campus Cacoal, Deny Ardaia da Silva. O projeto tem como visão principal envolver a comunidade escolar no fortalecimento da cultura regional amazônica. Para o professor, apesar do Auto do Boi ter característica própria, é possível agregar em sua base literária várias situações da cultura local, fazendo com que aconteça uma adaptação do modo de se apresentar os saberes locais e, com isso, fazer da contação das histórias, lendas e crenças um enredo de valorização cultural. “Isto para a escola é importante porque ao trazermos os saberes não eruditos para a arena conseguiremos evidenciar as verdadeiras origens da cultura popular, fazendo com que nossos alunos sintam-se membros produtores dessa cultura”, elucidou o professor.

Com riqueza de detalhes, as fantasias foram confeccionadas pelo professor e pelos alunos colaboradores do projeto. A equipe é responsável por toda a produção, desde a elaboração do desenho até a confecção e acabamento. Todas as fantasias são embasadas em resultados de pesquisas sobre o enredo do boi-bumbá e do folclore local.  A coreografia da apresentação, também elaborada pelo docente, conta a história de “Cazumbá” e “Catirina”, difundida em todo o território brasileiro.

Na montagem das apresentações são contadas outras histórias, mitos e lendas da região amazônica, legados culturais trazidos pelo povo que desbravou e fixou-se no estado de Rondônia, tribos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais das proximidades de Cacoal. São montadas cinco coreografias, uma geral e quatro específicas. As específicas são apresentadas na recepção das personagens de destaques (Cunhã-Poranga, Rainha do Folclore, Porta Estandarte, Pajé, Rainha das Tribos, Sinhazinha da Fazenda, o Boi de Pano, Catirina, Cazumbá, Amo do Boi e outros, conforme surgirem no decorrer do projeto).

O Grupo Folclórico Boi-Bumbá Brasileirinho já se apresenta em eventos da comunidade interna do Campus Cacoal e da comunidade externa, oferecendo à população de Cacoal um espetáculo de entretenimento folclórico e cultural. Calcula-se que mais de quatro mil pessoas já assistiram as apresentações do grupo desde sua criação.

• Campus_Cacoal_-_Arraiá_1
  • Campus_Cacoal_-_Arraiá_10