Projeto Tenda de Leitura do Campus Cacoal realiza atividade em escola estadual

Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 18h05 | Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2019, 18h13 | Acessos: 1246

Campus Cacoal Tenda de Leitura 6

Mais uma ação do Projeto Tenda de Leitura, idealizado pela Biblioteca Clarice Lispector do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, foi realizada no dia 07 de junho. Desta vez, foram atendidos alunos do 6º ao 9º ano, da Escola Estadual Celso Ferreira da Cunha, localizada no distrito Riozinho, no município de Cacoal. A ação foi desenvolvida juntamente com os alunos do PIBID.

Segundo a Coordenadora da Biblioteca Clarice Lispector e também coordenadora do projeto, Gizele de Melo Viana, o intuito da ação é incentivar o hábito da leitura. “Nosso principal objetivo é proporcionar meios de incentivo à leitura para os usuários da biblioteca Clarice Lispector IFRO/Campus Cacoal e a comunidade externa, em geral, através de um cenário alternativo de leitura e da oferta de livros/periódicos impressos no formato itinerante adaptável a diferentes espaços públicos do município de Cacoal”, explicou.

Sobre o projeto

O Tenda de Leitura é um projeto de extensão da Biblioteca Clarice Lispector do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, aprovado por meio do edital n. 36/2018. Busca atender estudantes da rede pública e a comunidade geral, em especial àqueles que não têm condições de adquirir livro, que não têm acesso a bibliotecas; pessoas que não possuem o hábito da leitura, bem como também os amantes da leitura, como forma de troca de experiência e convivência em leitura.

A Tenda de Leitura visa também valorizar o consumo colaborativo e a economia compartilhada através da doação de livros e/ou material bibliográfico em bom estado de conservação, promover o uso consciente do livro (impresso) e a divulgação de critérios para a sua conservação, incentivar a participação da comunidade estudantil e acadêmica nas atividades realizadas pela biblioteca dentro e fora do ambiente escolar e também, identificar espaços públicos no município de Cacoal para a promoção da leitura e do livro.

O projeto proporciona oportunidade de leitura em espaços alternativos e públicos. A primeira ação do projeto foi realizada em 2018 no Festival Cultural, promovido pelo IFRO Campus Cacoal, na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus Cacoal. No decorrer de 2019, a coordenadora e colaboradores pretendem desenvolver mais três ações.

• Campus_Cacoal_-_Tenda_de_Leitura_1
  • Campus_Cacoal_-_Tenda_de_Leitura_2