Pesquisa feita no Campus Cacoal resulta em capítulo de livro

Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2019, 10h05 | Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2019, 12h33 | Acessos: 1153

Campus Cacoal Estudantes apresentam resultados de pesquisa em eventos científicos 3O resultado de pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, virou capítulo de livro da área de Geografia. No ano de 2017, através do Edital n° 41/2017, aberto pela Pró-reitora de Pesquisa (PROPESP) e direcionado ao Campus Cacoal, o docente de Geografia Tiago Roberto Silva Santos e os alunos Hélen Soares Vitório e Eduardo Helison Lucas Pinheiro deram início à pesquisa intitulada Espacialidade da soja em Rondônia: uma análise socioambiental da produção.

A pesquisa, que também contou com a colaboração do docente Ayrton Schupp Pinheiro de Oliveira, como co-orientador, foi realizada nos municípios de Cacoal e Vilhena, durante os anos de 2017 e 2018.  O principal objetivo da pesquisa foi compreender a espacialidade da atividade agrícola da soja no Estado de Rondônia e seus impactos socioambientais, bem como analisar sua influência na estrutura agrária e desmatamento no Estado.

“Envolver os estudantes em atividades ligadas à pesquisa cientifica é muito importante, porque contribui efetivamente com o processo formativo dos alunos. Neste caso, os alunos já sairão do Ensino Médio com uma publicação de capítulo de livro e tendo participado em evento científico de nível nacional voltado ao ensino superior. Tudo isso, além de contribuir e muito com o processo de formativo dos alunos, também possibilita a eles, realizar uma pesquisa mais aprofundada dentro da sua área de estudos que é voltado à agropecuária, já que os dois são concluintes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Isso é um diferencial que o IFRO oferece aos alunos, que além do ensino de qualidade eles ainda têm oportunidade de participar da pesquisa e extensão”, diz o pesquisador Tiago Roberto.

O desenvolvimento pesquisa científica contemplou diversas etapas. Primeiramente foi realizado o levantamento bibliográfico, seguido da pesquisa documental e, por fim, foi realizada uma visita às áreas ligadas às atividades que envolvem o plantio da soja, para analisar in loco os reais impactos do cultivo da planta.

“Devido a essa pesquisa, eu pude participar do VI CONPEX, lá eu apresentei um banner com os resultados da investigação. Foi um aprendizado sensacional, foi algo diferente, algo que contribuiu com meu aprendizado no curso técnico. Esse é meu primeiro artigo científico e já tê-lo publicado em um livro é muito bom. A Helen e eu somos jovens, temos 17 e 18 anos e já ter uma publicação dessas, realmente é um grande avanço na nossa carreira acadêmica”, contou o colaborador voluntário do projeto, Eduardo Helison.

A partir dos resultados da pesquisa, alunos e professor iniciaram a divulgação dos resultados. Primeiramente, fizeram apresentação na I Semana de Geografia do IFRO Campus Cacoal, em 2018. Após, foram convidados para realizar uma apresentação em Recife (PE). Os resultados da pesquisa também foram expostos no VI Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONPEX), evento promovido pelo IFRO, em Porto Velho (RO).

Também em 2018, participaram do Encontro Nacional de Geografia Agrária (ENGA), em Dourados (MS). Mesmo sendo um evento voltado para acadêmicos de graduação e pós-graduação, os estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do IFRO tiveram seu artigo aceito e foram os únicos, deste nível, a participarem do evento. A participação da bolsista do projeto de pesquisa Helen Vitório e do professor Tiago Roberto no ENGA foi custeada pelo Campus Cacoal.

“Eu adquiri muito conhecimento realizando a pesquisa, desde a teórica, até a prática quando fomos a Vilhena realizar a pesquisa. Quando fui ao evento, adquiri mais conhecimento ainda com as palestras e mesas-redondas com temas semelhantes ao nosso, discutindo problemas e soluções de várias partes do país”, elucidou a estudante.

O trabalho apresentado no ENGA recebeu convite para publicação através de capítulo de livro e-book pela Editora Atena, no livro "Conflitos e convergências da Geografia”, o artigo dos alunos está no capítulo 13. O e-book é gratuito e para conhecer o trabalho do professor e dos alunos basta baixa-lo através deste LINK.

• Campus_Cacoal_-_Estudantes_apresentam_resultados_de_pesquisa_em_eventos_científicos_1
  • Campus_Cacoal_-_Estudantes_apresentam_resultados_de_pesquisa_em_eventos_científicos_2
  • Campus_Cacoal_-_Estudantes_apresentam_resultados_de_pesquisa_em_eventos_científicos_3
  • Campus_Cacoal_-_Pesquisa_resulta_em_capítulo_de_livro_2