Acadêmicos do PIBID do Campus Cacoal realizam projeto com estudantes de Riozinho

Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2019, 13h27 | Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2019, 13h52 | Acessos: 1441

Projeto CacoalEstudantes da Escola Celso Ferreira da Cunha, no distrito de Riozinho em Cacoal, participam de ações desenvolvidas por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (PIBID/IFRO). O subprojeto Revisão Complementar do Conteúdo atende a turma de terceiro ano do Ensino Médio desde o dia 27 de março deste ano. Os encontros são realizados uma vez por semana no contraturno escolar, possuindo duração de quatro aulas.

Utilizando como metodologia a aplicação de jogos que dão ênfase ao raciocínio lógico matemático, os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Cacoal têm proporcionado à comunidade uma nova visão quanto ao aprendizado da disciplina.  “Foi uma experiência gratificante, pois foi possível perceber o quanto é benéfico ao aluno quando se tem a oportunidade de ir além da sala de aula, ainda mais para que se possa compartilhar conhecimentos que vão além de conceitos matemáticos”, revela a acadêmica do quinto semestre, Patrícia Lemes.

Para a Coordenadora do PIBID/Campus Cacoal, Samanta Margarida Milani, “ações deste tipo, me deixam muito feliz e honrada em coordenar o PIBID, pois estas iniciativas nascem das atividades promovidas pelos acadêmicos e pibidianos de Licenciatura em Matemática e resultam em experiências gratificantes e motivadoras, que irão os acompanhar em suas profissões como futuros docentes”.

O Campus Cacoal busca sempre valorizar e melhorar a formação de seus acadêmicos, para tanto, há contato com o universo da escola pública desde o início da sua formação acadêmica. No caso do PIBID, o incentivo da iniciação à docência ocorre por meio do estágio nas escolas públicas, com o objetivo de antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública dos sistemas estaduais e municipais. Orientados por um docente da licenciatura (coordenador de área) e de um professor da escola (supervisor escolar), os futuros professores desenvolvam diversas atividades didático-pedagógicas.

Pelo Programa de Residência Pedagógica, há integração da Política Nacional de Formação de Professores, buscando o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso, com orientação para regência de sala de aula e intervenção pedagógica.

Dois acadêmicos estavam diretamente envolvidos na realização do projeto, Patrícia e Regis Marlon. Eles contaram com a colaboração de dois integrantes do Programa Residência Pedagógica, Renivaldo Bispo e Tiago Eutiquio, e mais oito alunos do terceiro da escola Celso Ferreira Da Cunha: Ana Paula Costa, Gabriel Boni, Geovane Pacheco, Herivelton Berger, Jhenyffer Machado, Marciano de Padua, Thalia Oliveira e Adriele de Souza. E ainda o apoio da professora Leane Perin e apoio de toda a equipe da escola.

Os alunos participantes da escola estadual tiveram a oportunidade de apresentar os jogos e desafios para os alunos do Instituto Educacional Guarda Mirim de Cacoal. “É uma satisfação enorme estar colaborando para a realização dessas atividades aqui na Guarda Mirim, e gostaria que essa integração acontecesse com outros integrantes dos Programas PIBID e Residência, pois atividades assim contribuem para que se possa compartilhar conhecimentos. E assim é possível observar o empenho e dedicação dos alunos para realizar os desafios e atividades propostas”, conta o acadêmico Renivaldo, do 7° semestre e Bolsista no Programa Residência Pedagógica.

Também cursando o 7° semestre, o Bolsista no Programa Residência Pedagógica, Tiago Eutiquio, diz esperar que “essa possa ser a primeira de muitas outras atividades a serem realizadas aqui na Guarda Mirim e que possamos também trazer alunos que são contemplados por meio do Residência Pedagógica para compartilhar experiências e conhecimentos”.

• PIBID_Campus_Cacoal_1
  • PIBID_Campus_Cacoal_10