Professores do Campus Cacoal são parceiros em aulões de Matemática

Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2019, 10h58 | Última atualização em Quarta, 05 de Junho de 2019, 10h58 | Acessos: 965

Aulões de Matemática para alunos das escolas estaduais 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Cacoal está realizando, em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Cacoal, aulões de Matemática com o intuito de retomar conteúdos que serão cobrados pela Prova Brasil.

Para atender a essa demanda, a Coordenadora do Departamento de Apoio ao Ensino e também docente de Matemática, Maily Marques Pereira, criou, com o apoio de todos os docentes de Matemática do Campus Cacoal, o Projeto de Ensino e Extensão Prova Brasil. “O projeto visa atender a demanda da população acadêmica do Ensino Fundamental das escolas estaduais do município de Cacoal e Ministro Andreazza e concomitantemente fortalecer os conhecimentos dos acadêmicos do curso de Matemática (oferecido pelo IFRO Campus Cacoal), já que o projeto conta com 17 acadêmicos colaboradores, pertencentes ao 5º e 7º períodos”, relatou Maily.

Conforme a acadêmica do 5° período de Licenciatura em Matemática do IFRO e colaboradora do projeto, Rosimeire de Assunção, “percebi que mesmo os alunos tendo certa dificuldade nos conteúdos da Matemática, quando propusemos atividades lúdicas como, por exemplo, o uso do software GeoGebra e os sólidos geométricos para o estudo da geometria espacial, despertou  neles uma curiosidade que os levou a se interessar pelo conteúdo abordado, fazendo com que o aprendizado deles acontecesse de maneira mais prazerosa. É muito gratificante ver que os alunos gostaram da aula e que realmente aprenderam com ela”.

Na semana passada, foi concluída a primeira etapa do projeto. A Prova Brasil acontecerá no mês de outubro deste ano e até lá os professores e acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática pretendem executar mais duas etapas de ensino, contemplando assim todos os eixos que serão cobrados na avaliação. “Visando melhorar a proficiência dos estudantes, e os indicadores de nossas escolas, a CRE através da parceria com o IFRO, tem promovido aulões de matemática, trazendo conceitos e material concreto para a as salas de aulas de nono ano, fazendo atendimento a todas as escolas de nossa jurisdição. Sabemos que a transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio é complexa para o aluno, e este contato com os profissionais do IFRO desmistifica as dificuldades apresentadas”, afirmou a Gerente Pedagógica Keler cristina Trevisani.

A CRE Cacoal atende a 12 escolas de Ensino Fundamental que possuem turmas de nono ano, sendo que uma delas está localizada no município de Ministro Andreazza. Para atender a necessidade, todos os docentes de Matemática estão se revezando para ministrar aulas, conciliando suas atividades do IFRO com o projeto, para que todos os alunos das escolas estaduais sejam atendidos.

“Esses aulões me permitiram conhecer o ambiente de duas escolas da cidade, me mostraram duas turmas totalmente diferentes nos quesitos interação e comportamento. Eu acredito que esses aulões me fizeram conhecer mais da realidade de um profissional da Educação, principalmente pelo fato de estar dentro da sala de aula com o propósito que é fazer o possível para que o aluno realmente saísse dali com conhecimentos matemáticos. Acredito que esses aulões estão agregando muito na minha formação como professora de Matemática, por isso eu agradeço o convite da professora Maily para participar desse projeto”, conta a acadêmica Rosimeire de Assunção.

• Aulões_de_Matemática_para_alunos_das_escolas_estaduais_1
  • Aulões_de_Matemática_para_alunos_das_escolas_estaduais_2