Inscrições abertas para a II Semana de Geografia do Campus Cacoal

Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2019, 15h13 | Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2019, 15h17 | Acessos: 1988

Campus Cacoal II Semana de Geografia

Estão abertas as inscrições para a II Semana de Geografia. O evento ocorrerá no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, entre os dias 03 a 07 de junho. Considerando que o dia 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente, a temática desta edição será “Educação ambiental na perspectiva geográfica em Rondônia”.

O evento contará com palestra, mesa-redonda, oficinas, minicursos e divulgação científica, está organizado em quatro Grupos de Trabalho (GT’s): Educação Ambiental e os povos tradicionais; Educação Ambiental e a prática docente; O papel das Políticas Ambientais e o diálogo com a sociedade; Os impactos ambientais nos ciclos econômicos de Rondônia.

Com base nas temáticas dos GT’s, o Campus Cacoal convida toda a comunidade a submeter seus trabalhos no evento. A submissão dos trabalhos poderá ser realizada até o dia 20/05, nas modalidades resumo expandido e artigo completo, sendo que os modelos da forma de publicação podem ser verificados em: www.even3.com.br/IIsemanadegeografia. Dúvidas em relação ao evento podem ser direcionadas ao seguinte e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Organizada pela Coordenação do Curso de Licenciatura em Geografia, juntamente com seus acadêmicos, o evento visa à promoção do debate acadêmico sobre assuntos de relevância social, econômica e ambiental, proporcionando a participação da comunidade em geral, integrando as atividades desenvolvidas no meio acadêmico com a sociedade. “A II Semana de Geografia é um evento de grande importância para nossa instituição, pois contribui diretamente com a formação da comunidade acadêmica, além de inserir o Campus Cacoal dentro de um cenário de debates em relação aos problemas que ocorrem em nossa região. Nesse ano a temática está relacionada ao meio ambiente e educação ambiental. A Licenciatura em Geografia, ofertada na unidade, busca sempre oportunizar aos acadêmicos situações que eles possam discutir os problemas ambientais, mas principalmente oportunizar meios de contribuir com a formação dos nossos futuros professores”, relata o Coordenador do Curso de Licenciatura em Geografia, Tiago Roberto Silva Santos.

No intuito de envolver os acadêmicos às atividades do evento e, principalmente, contribuir com sua formação, diversos alunos estão diretamente ligados à organização da semana. Segundo a acadêmica Francilene de Oliveira Silva, que irá expor um banner no evento, “[...] A semana é uma atividade extracurricular, que desenvolve de habilidades específicas da geografia e possibilita o desenvolvimento profissional e pessoal. Tem como objetivo complementar a formação acadêmica dos estudantes, possibilitando o contato entre alunos, professores e comunidade”, destaca.

“A semana de geografia visa contribuir para entendimento sobre o espaço geográfico e suas formas de transformações e ocupações, pois é necessário que se conheça o espaço geográfico em que habitamos. Além de nos proporcionar esse entendimento, o evento nos permitirá perceber que a geografia vai muito além de mapas, ela engloba aspectos econômicos, condições climáticas, representações cartográficas. Participar da semana de geografia faz você se apaixonar por uma nova geografia, mais ampla e completa”, expõe Dhiulio Cezar Ropke Brito, acadêmico do 3º período de Geografia.

A realização de um evento científico complementa o processo formativo dos graduandos, que ampliarão seu conhecimento para o exercício da docência. “Eventos acadêmicos são uma oportunidade que nós acadêmicos, ingressantes ou veteranos, temos para desenvolver atividades que promovam uma interação. A II Semana de Geografia, através de sua programação, fornece atividades extracurriculares que ampliam nossa visão crítica diante dos temas propostos. Do ponto de vista acadêmico, já com a perspectiva da docência, retrata a importância da geografia de se impor além da memorização de localização de países e cidades em mapas. A Geografia vai além de uma disciplina ‘decorativa’. Ela é complexa e abrangente em diferentes seguimentos, e traz consigo a relação do vínculo natureza e ação humana. O tema desse ano nos traz uma problemática que conhecemos desde as séries iniciais, mas que ainda é um problema mundial, que é a questão do meio ambiente”, observou Magno Maciel da Silva, acadêmico do curso.