Campus Cacoal realiza IV Feira de Troca de Livros

Publicado: Terça, 09 de Abril de 2019, 17h06 | Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2019, 19h48 | Acessos: 1424

Campus Cacoal Troca de Livros 5

A Biblioteca “Clarice Lispector” realizará dia 25 de abril de 2019, a partir das 13h no “Solarium” do Campus Cacoal, a IV Feira de Troca de Livros. O tema deste ano é “Um livro por Cervantes, uma rosa por Shakespeare”. A atividade ocorrerá juntamente com o projeto de extensão “Quinta Cultural”.

O objetivo da Feira de Trocas é promover o intercâmbio de obras literárias entre a comunidade leitora do Campus Cacoal, através da troca de livros impressos sem ônus entre as partes e incentivar as pessoas a compartilharem as obras literárias que possuem em casa, além de estimular a prática da leitura.

Esse projeto teve início em 2016, é coordenado pela Coordenação de Biblioteca (CBIB/IFRO), e está na sua quarta edição, contando com a participação da comunidade interna do Instituto. Em 2017, foi realizada a I Feira de Troca de Livros organizada pelas bibliotecárias da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO), ambos na cidade de Cacoal, durante o I Festival de Cultura e Arte promovido por essas duas instituições em outubro de 2017.

Em 2019, o período de inscrição será de 15 a 24 de abril, na Biblioteca “Clarice Lispector”, mediante a entrega do livro/inscrição e o recebimento do “vale – livro”, conforme Regulamento da Feira.

A data escolhida para a realização da IV Feira de Troca de Livros em 2019 (25 de abril) foi assim definida tendo em vista que o mês de Abril possui datas significativas para a comunidade leitora. Em 1995 a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), instituiu o dia 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, em homenagem a dois grandes escritores: Miguel de Cervantes (1547 - 1616) e Willian Shakespeare (1564 - 1616). O objetivo desta data é chamar a atenção para a importância do livro e o direito à leitura como um bem cultural essencial para a formação cidadã e o desenvolvimento humano.

Em âmbito nacional, temos ainda no mês de abril, o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no dia 18 de abril e que foi instituído pela lei 10.402/02, data de nascimento do escritor Monteiro Lobato, definindo assim o dia oficial da literatura infanto-juvenil no Brasil.

Desta forma, a escolha do período de realização da Feira de Trocas no mês de abril, torna-se simbólica, por trazer/marcar comemorações importantes que visam a divulgação e ampliação dessas temáticas tão importantes – leitura, cultura, conhecimento que podem ser exploradas e discutidas na atividade proposta.

A coordenação do evento ressalta que na IV Feira de Trocas será utilizada a mensagem da UNESCO, na criação do dia Mundial da Leitura, que simboliza a busca pela valorização da leitura: “Um livro por Cervantes, uma rosa por Shakespeare”. “Buscamos assim, incentivar o hábito da leitura entre os participantes da atividade e compartilhar experiências de leitura”, destaca.

Para mais esclarecimentos, basta dirigir-se à Biblioteca do campus, e consultar o Regulamento. Outras informações podem ser adquiridas através do e-mail da coordenação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

• Campus_Cacoal_-_Troca_de_Livros_1
  • Campus_Cacoal_-_Troca_de_Livros_2