Campus Cacoal promove aula inaugural e dá início às atividades 2019 do Curso de Licenciatura em Geografia

Publicado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 12h35 | Última atualização em Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 12h35 | Acessos: 1472

Aula inauguralO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, deu início às atividades 2019 do Curso de Licenciatura em Geografia, no dia 14 de fevereiro de 2019. O evento reuniu acadêmicos do primeiro e terceiro períodos do curso, cerca de 70 alunos, além de servidores e comunidade em geral.

O Diretor-Geral do Campus Cacoal, Davys Sleman de Negreiros, expressou sua satisfação quanto ao avanço do curso, e agradeceu à equipe que vem desenvolvendo um significativo trabalho para atender as demandas de Cacoal e região.

“Meio Ambiente e Vulnerabilidade Socioambiental: uma Análise Geográfica” foi a temática da aula inaugural, organizada pelo Coordenador Substituto do curso, Ayrton Schupp Pinheiro Oliveira. O Professor Ayrton relatou que eventos, como a aula inaugural, possuem grande mérito no cumprimento da missão do IFRO, que é promover educação científica e tecnológica de excelência no estado de Rondônia voltada à formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento e a sustentabilidade da sociedade. “O curso de Licenciatura em Geografia, com dois anos de funcionamento, busca formar profissionais críticos e transformadores do seu espaço, tanto no âmbito do trabalho como no âmbito da educação”, realçou o docente.

A ministrante da aula foi a Professora do Campus Porto Velho Calama, Josélia Fontenele Batista. Uma das acadêmicas do curso, Mônica Moura da Silva, confirmou a importância do tema e da abordagem dada para a aula, para que eles possam compreender, de fato, a dinâmica da Geografia.

Sobre o curso

O principal objetivo do Curso de Licenciatura em Geografia é formar de maneira integral profissionais atuantes na área de geografia, de forma que estes tenham conhecimentos sobre os fenômenos naturais, sociais e espaciais, compreendendo de forma crítica a organização socioespacial no decorrer do tempo e que estejam aptos a atuar na Educação Básica nos processos de ensino e aprendizagem, bem como na integração com a pesquisa e a extensão, fortalecendo o conhecimento teórico e prático da Geografia.

A disciplina de Geografia faz parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação básica no Brasil, devendo ser ministrada por profissional licenciado em Geografia. Para formar esse profissional, o Curso de Licenciatura em Geografia do Campus Cacoal é ofertado no período noturno com duração mínima de quatro anos, com a oferta de 40 vagas anuais.

• Aula_inaugural
  • Aula_inaugural_2