Servidores do Campus Cacoal participam da Semana Pedagógica

Publicado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 12h23 | Última atualização em Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 12h23 | Acessos: 1324

Semana Pedagógica em Cacoal 2A Semana pedagógica no IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Cacoal, contemplou técnicos administrativos e docentes. Organizada pela Coordenação de Apoio ao Ensino de Cacoal (DAPE) e pela Coordenação de Assistência ao Educando (CAED), setores ligados à Direção de Ensino, a Semana Pedagógica foi nos dias 4 a 8 de fevereiro de 2019.

A programação contou com reuniões administrativas e pedagógicas, capacitações para uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e Plataforma Moodle (Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA). Na semana de formação também ocorreram palestras sobre autismo no processo de ensino e aprendizagem e necessidades específicas, organizadas pela equipe Multidisciplinar do IFRO Campus Cacoal, em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação de Cacoal (CRE/SEDUC).

As palestras aconteceram em dois momentos da Semana Pedagógica. Primeiramente os servidores participaram da palestra sobre Autismo no processo de ensino e aprendizagem, ministrada pela Psicóloga Camila Kenedy Coelho. Em outra oportunidade, os servidores participaram da capacitação voltada aos alunos portadores de necessidades específicas. A capacitação foi ministrada por uma equipe disponibilizada pela CRE, grupo composto pela Coordenadora de Educação Especial Lucimara dos Santos, Socorro Magalhães, Psicóloga da Escola Estadual Carlos Gomes e pela Professora Tainá Sandi, professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), também da Escola Estadual Carlos Gomes.

A Psicóloga Socorro Magalhães parabenizou o Campus Cacoal pela iniciativa em procurar a CRE/Cacoal a fim de capacitar os servidores para o acolhimento de novos discentes. “Normalmente percebo que outras instituições buscam apenas orientações pedagógicas para alguns servidores. Aqui não, aqui foi muito importante porque o IFRO Cacoal reuniu todos os servidores que terão contato com esses adolescentes que poderão apresentar maiores dificuldades no processo de ensino-aprendizagem”. A psicóloga reiterou ainda que “o nível de perguntas e interação por parte dos nossos servidores a deixa com um sentimento de gratidão e tranquilidade em saber que os discentes serão acolhidos da melhor maneira”.

Conforme salientou a Coordenadora de Apoio ao Educando, Ingrid Letícia Menezes Barbosa, “primeiramente agradeço a participação das famílias, a colaboração da Psicóloga Camila Kenedy Coelho e das profissionais da Escola Carlos Gomes, bem como a parceria com o estado de Rondônia, através da CRE. As palestras oferecidas por essas profissionais foram muito proveitosas, fortalecem nossas práticas inclusivas e reafirmam o compromisso do IFRO Campus Cacoal, com uma educação de qualidade para todos”.

Neste ano, o Campus Cacoal terá 30 alunos com necessidades específicas, princípio motivador que levou a direcionar parte do encontro a essa necessidade. O campus conta com um Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), formado por profissionais de diferentes áreas. A equipe multidisciplinar do NAPNE auxiliou os servidores, durante a semana pedagógica, orientando-os a respeito da melhor maneira de auxiliar os alunos com necessidades específicas nos processos de ensino-aprendizagem, garantindo, assim, um desenvolvimento integral aos educandos.

• Semana_Pedagógica_em_Cacoal_1
  • Semana_Pedagógica_em_Cacoal_2