I Simpósio de Saúde em Cacoal altera rotina da comunidade escolar

Publicado: Quinta, 03 de Mai de 2018, 15h21 | Última atualização em Quinta, 03 de Mai de 2018, 15h55 | Acessos: 1478

A sala de massagem foi uma das mais concorridas durante o SImpósio

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, promoveu o I Simpósio de Saúde para os seus servidores e funcionários terceirizados no dia 25 de abril. O evento ocorreu em conjunto com os demais campi, a partir da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e foi coordenado na unidade pela Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP).

Segundo a Coordenadora de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida do IFRO, Karla Cavalcante, a ideia do projeto foi valorizar os servidores e melhorar os ambientes organizacionais da instituição. “Trabalhamos essa ação no mês de abril, alinhado ao Dia Mundial da Saúde, procurando incentivar nossos servidores a refletir sobre suas relações interpessoais, saúde ocupacional e qualidade de vida”.

Na programação local, a CISSP promoveu uma palestra sobre as relações interpessoais no ambiente de trabalho. A psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), Leila Gracieli, abordou a necessidade de enxergar o trabalho como um ponto de ação produtivo, que garanta saúde mental, física e harmonia entre o grupo de trabalho.

A CISSP coordenou uma série de serviços em parceria com instituições e empresas de Cacoal. A Facimed enviou acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia para sessões de massagem, aferição de pressão e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Já a Academia Equilíbrio do Corpo cedeu a profissional de Educação Física Alice Prebianca, que promoveu sessões de zumba para os colaboradores do Campus Cacoal. Por fim, a massoterapeuta e acupunturista Fátima Macedo ofereceu intervenções com agulhas e também através de auriculoterapia.

Membro da CISSP em Cacoal, a enfermeira Patrícia Bonfim agradeceu a disponibilidade dos servidores que deixaram sua rotina de trabalho para participar do Simpósio. “Sabemos que o tempo é precioso, principalmente dentro da rotina do IFRO. Por isso, agradecemos o apoio e esperamos que as atividades realizadas tenham contribuído para melhorar qualidade de vida, tanto no aspecto individual quanto coletivo”, destacou.

Para a Professora de Língua Portuguesa Vera Lucia, a iniciativa é de fundamental relevância para a integridade e o bem-estar dos servidores. “Tenho trabalhado o tema da depressão e das necessidades físicas e mentais através de um projeto e percebo que essa é uma necessidade urgente de todos. Os organizadores foram muito felizes na promoção desse simpósio e creio que essa é uma iniciativa que necessita de continuidade”, avaliou.

Coordenador de Gestão de Pessoas em Cacoal, Cristiano Damião comemorou as atividades e destacou a adesão dos servidores ao Simpósio. “Temos consciência de que não é fácil, mesmo que por uma tarde, paralisar todas as atividades de um campus com tantos projetos e ações, como o nosso. No entanto, tivemos a maioria dos nossos colaboradores aderindo e participando ativamente dessa atividade, o que nos deixa satisfeitos e acena que essa é uma demanda necessária aos nossos técnicos, professores e terceirizados”.

O Diretor-Geral do Campus Cacoal, Davys Sleman também valorizou a iniciativa como mais uma ferramenta na manutenção para o crescimento da instituição. “Mais do que uma estrutura física, o IFRO são as pessoas, servidores e funcionários dedicados e comprometidos com a oferta de um ensino que tem proporcionado grandes resultados para Rondônia e para o Brasil. Alegra-nos poder, de alguma maneira, valorizar o nosso grupo de trabalho demonstrando que além dos resultados, também queremos vê-los íntegros e satisfeitos em sua rotina laboral”.

• A_equipe_de_enfermagem_também_prestou_serviços_aos_servidores_do_IFRO
  • A_mesa_do_coffee_break_foi_montada_com_a_colaboração_dos_servidores
  • A_psicóloga_Leila_Gracieli_foi_a_palestrante_do_evento_em_Cacoal
  • A_sala_de_massagem_foi_uma_das_mais_concorridas_durante_o_SImpósio