IFRO e UNIR ofertam arte e cultura para comunidade em Cacoal

Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2017, 16h57 | Última atualização em Quarta, 08 de Novembro de 2017, 14h05 | Acessos: 2506

I FAC 16

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campi de Cacoal, encerraram no dia 27 de outubro a primeira edição do Festival de Arte e Cultura (FAC) promovida pelas duas instituições de ensino. No município, a iniciativa contou ainda com o apoio da Fundação Cultura de Cacoal (FUNCAL) e da prefeitura.

Diretora do campus da UNIR no município, a professora Eleonice Dal Magro celebrou a realização do evento e os objetivos alcançados. “Nossa pretensão era criar um espaço e oportunidade para a divulgação da arte e culturas locais, bem como promover uma reflexão sobre o desenvolvimento da cultura em nossa região. Creio que fomos eficientes neste propósito”, destacou.

A abertura do FAC ocorreu no Teatro Municipal Cacilda Becker, no dia 23 de outubro, onde aproximadamente 500 pessoas participaram da solenidade e contemplaram as primeiras apresentações musicais e artísticas do evento. Nos dias seguintes, oficinas, minicursos e mais apresentações fizeram parte da agenda de atividades que ocorrem nos campi da UNIR, IFRO e em espaços públicos, como praças da cidade.

Coordenador do evento no IFRO, o professor Afonso Romagna destacou que a opção de promover arte em espaços públicos foi intencional e transmite uma das essências do projeto. “O evento foi aberto à comunidade externa e de forma gratuita, para ser inclusiva e universal. Também por isso, fizemos questão de uma programação na praça, pois é muito importante ocupar os espaços públicos da cidade com atividades culturais como opção para os moradores do município”, explicou.

Diversidade

Além das apresentações e oficinas, os campi da UNIR e do IFRO mantiveram exposições permanentes de expressões artísticas, literárias e artesanato. “Além disso, tivemos um grande espectro de ações que contemplaram todas as linguagens artísticas, que percorreram desde a música e dança até a arte indígena, que é uma expressão muito forte e característica da nossa região”, reforçou Romagna.

Opções não faltaram para quem decidiu se envolver e participar do Festival de Arte e Cultura em Cacoal. O evento abriu espaço, inclusive, para o desenvolvimento de outros projetos, como a degustação de quitutes culinários dos países de língua hispana ou a Feira da Troca de Livros, que fomentou o intercâmbio de publicações entre o público do IFRO, da UNIR e da comunidade em geral. Ao todo foram realizadas 16 exposições, 16 minicursos ou oficinas e 65 apresentações de música, teatro, dança e poesia, como a apresentação da Fanfarra da Guarda Mirim de Cacoal na Praça da Matriz.

Para o diretor do IFRO em Cacoal, professor Davys Sleman, o Festival é um grande passo para o fortalecimento da cultura local, além de colocar a UNIR e o IFRO como fomentadores desse processo. “Essa parceria é para nós motivo de orgulho e é preciso destacar que houve muita harmonia entre as nossas equipes. A prova disso se viu no resultado do evento, que realmente trouxe a arte como forma de refletir a existência do próprio ser humano, um debate extremamente necessário para a sociedade em qualquer tempo”, afirmou.

• I_FAC_10
  • I_FAC_14