Campus Cacoal recebe alunos da Escola Anita Garibaldi

Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 08h55 | Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2017, 11h26 | Acessos: 2644

Mudas de projeto de pesquisa foram apresentadas aos visitantesO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, recebeu na quarta-feira (20) a visita de alunos do nono e do sétimo ano do Ensino Básico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi. Localizada na Linha 12, a escola faz parte da rede municipal de ensino de Cacoal. A atividade teve como objetivo apresentar a estrutura do campus aos alunos, os ambientes utilizados no desenvolvimento das disciplinas e apresentar os cursos ofertados na instituição bem como as oportunidades que os estudantes do IFRO recebem no apoio ao desenvolvimento da carreira estudantil, através de auxílios estudantis, projetos de extensão, de pesquisa e outros.

O Diretor de Ensino do Campus Cacoal, Adilson Miranda, reafirmou que “é importante dizer que estamos disponíveis para receber todas as escolas que tenham interesse em conhecer o IFRO mais de perto. Nossa intenção é mostrar a realidade do que é estudar no IFRO, para que essa escolha seja mais consciente, tanto no sentido de perceber as vantagens como os desafios que existem”, explicou.

Inspiração

Para entender sobre o IFRO e o dia a dia na escola, os visitantes foram levados para conhecer as Unidades Produtivas de Ensino (UEPs), agroindústria, currais de produção animal, alojamento, restaurante, laboratórios e biblioteca. Depois da apresentação dos cursos pelos professores, eles também puderam questionar alguns alunos do IFRO sobre a qualidade do ensino e a rotina estudantil. Além de almoçar no restaurante do campus, o grupo da escola Anita Garibaldi também participou de uma atividade esportiva, em amistoso de vôlei realizado entre as equipes das escolas. O placar marcou dois sets a um para o time do IFRO, com parciais de 25x11, 25x19 e 22x25.

Terminando o ciclo do Ensino Fundamental, Larissa Vicente vai ingressar o ano que vem no Ensino Médio e não escondeu o desejo de estudar no IFRO. “Não sei se meu pai deixaria, porque moramos no sítio e é muito longe daqui. Também por isso, gostei muito das plantações. Na minha casa produzimos frutas, verduras e creio que muitas das coisas que eu aprenderia aqui poderia usar lá”, ela prevê.

Aluna do sétimo ano, Gracilane Machado tem 12 anos e já ajuda a família com a produção de café na propriedade em que reside. Ela também vislumbrou a possibilidade de aprender no IFRO maneiras de aperfeiçoar o trabalho. “Se fosse estudar aqui, faria Agropecuária. Sei que preciso me dedicar nos estudos agora para alcançar esse objetivo”, resumiu.

• Alunos_da_Escola_Anita_Garibaldi_nunca_tinham_estado_no_IFRO_antes_desta_visita
  • Amistoso_de_vôlei_encerrou_as_atividades_da_agenda_de_visita
  • Coordenadores_de_curso_apresentaram_aos_alunos_as_oportunidades_para_quem_vai_ingressar_no_Ensino_Integrado
  • Mudas_de_projeto_de_pesquisa_foram_apresentadas_aos_visitantes