Campus Cacoal sedia reunião para revisão de projetos pedagógicos intercampi

Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2017, 19h14 | Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2017, 19h17 | Acessos: 2265

Discussão PPC de Agropecuária 2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, reuniu no final de agosto professores dos campi de Ariquemes, Colorado do Oeste e da própria unidade para revisar e discutir alterações nos projetos pedagógicos dos cursos técnicos de Agropecuária e Agroecologia. O encontro foi dirigido pela Coordenação de Ensino Técnico da Reitoria.

“Esta é uma atividade periódica, realizada para atualizar e articular nossos cursos aos documentos orientadores, tanto em âmbito nacional quanto institucional. Estes dois cursos são oferecidos há algum tempo pelo IFRO e precisavam ser alinhados aos documentos orientadores e perspectivas atuais do mundo do trabalho”, explicou Silvana Wandroski, Diretora de Desenvolvimento de Ensino do IFRO.

Ela disse ainda que o encontro em Cacoal tinha dois objetivos principais: finalizar a organização curricular para o curso Técnico em Agropecuária e definir essa organização no caso da Agroecologia. “Todo trabalho de construção coletiva é complexo, pelos diferentes olhares, mas estas experiências e perspectivas geram bons frutos, fato que ocorreu neste encontro. Os representantes dos três campi e da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) foram muito dedicados e isso tornou possível alcançar nosso objetivo”, destacou Silvana.

Soma de forças

O curso Técnico em Agropecuária do IFRO é oferecido nos campi de Ariquemes, Cacoal e Colorado do Oeste enquanto o de Agroecologia é ofertado apenas em Cacoal. Mesmo assim, o professor Aldo Max Custódio, que é Mestre em Agroecologia e atua no Campus Colorado do Oeste, contribuiu com as discussões.

“A Agroecologia tem um forte apelo no contexto socioambiental em que vivemos, pois tem muito a oferecer para a sociedade no que se refere à construção de modelos de agricultura sustentável. A oferta de um curso nessa área ratifica a preocupação e o compromisso do IFRO com o Desenvolvimento Sustentável e com a Segurança Alimentar e Nutricional”, salientou.

Para ele as reuniões foram muito positivas e convergem para favorecer os alunos. “A proposta de equiparar a matriz curricular do curso em todos os campi da instituição é pertinente, porque possibilita a transferência e assegura um perfil de formação semelhante. Além disso, percebo o comprometimento que a equipe multicampi designada para os trabalhos tem demonstrado nos encontros. No final, creio que teremos PPCs atualizados e mais condizentes com a realidade de cada campus”, vislumbrou Custódio.

Diretor de Ensino do Campus Cacoal, o professor Adilson Miranda participou das reuniões e também exaltou os trabalhos. “Para nós foi um privilégio receber os colegas de outros campi para debater algo tão necessário em nossa realidade e que, certamente, contribuirá para que continuemos formando profissionais habilitados e preparados para as necessidades atuais do mundo do trabalho”.

• Discussão_PPC_de_Agroecologia
  • Discussão_PPC_de_Agropecuária