Campus Cacoal inicia capacitação de professores da rede municipal

Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2017, 20h31 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2017, 20h38 | Acessos: 1377

2 17

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, iniciou na última quinta-feira (24) as atividades de capacitação para os professores da rede pública que atuam nas escolas municipais. O convênio foi firmado entre o IFRO e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e prevê que os profissionais recebam atualizações metodológicas e pedagógicas nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

As ações de capacitação começaram a partir da área de exatas, que serão dirigidas pelo curso de Licenciatura de Matemática e com coordenação do professor Jorge Werneck. “Nossa intenção é fortalecer a base didática para formar a base de um raciocínio lógico que facilite a compreensão dos alunos desde as séries iniciais”, destacou o professor.

Para isso, o conteúdo foi divido em três módulos principais que preveem aulas sobre sistema de medidas, geometria plana, espacial e outros temas. As aulas incluem a participação do acadêmico de Matemática do IFRO, Renato Germano, que irá auxiliar Werneck na tutoria dos professores que participam da capacitação.

O aluno, que está no 6º período do curso, já participou de projetos semelhantes nas cidades de Nova Brasilândia D’Oeste e Rolim de Moura. Ele não esconde a empolgação com a oportunidade e revela que a experiência permite desenvolver a essência pedagógica que é desenvolvida no IFRO.

“Nós temos os três pilares que são o ensino, pesquisa e extensão. Com este projeto desenvolvo estas três áreas, pois tive o ensino em sala, pesquisei os temas cientificamente e agora vou levá-los à comunidade e influenciar nossa região, como forma de estender o conhecimento para além do campus”, destacou Germano.

Língua Portuguesa

Em paralelo às atividades de Matemática, terá início nesta semana a capacitação na área de Língua Portuguesa. Os módulos desta área estão sob responsabilidade do Grupo de Pesquisa Práticas Discursivas na Amazônia (PDA) e serão trabalhados sob os pilares de leitura, interpretação e gramática. “Nosso foco é trabalhar os conteúdos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e contribuir para aperfeiçoar a nota do município”, frisou o professor Sérgio Nunes.

Coordenadora Pedagógica da SEMED, Simone Negreiros disse que a parceria com o IFRO contribui para o aperfeiçoamento profissional dos professores e afirmou que o planejamento prevê um reflexo positivo nas salas de aula. “Esperamos que esta capacitação gere o uso de novas metodologias, ideias que agreguem ao trabalho já realizado em sala, para que nossos alunos tenham acesso a uma educação ainda melhor”, comentou.