Campus Cacoal promove literatura com feira de troca de livros

Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2017, 18h26 | Última atualização em Terça, 22 de Agosto de 2017, 18h27 | Acessos: 2043

Campus Cacoal Troca de livros 2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, realizou no dia 16 de agosto a II Feira de Troca de Livros, organizada pela biblioteca da unidade. Na oportunidade, alunos e servidores puderam negociar obras literárias, permutando um livro doado por outro que fosse de seu interesse.

Coordenadora do setor, a bibliotecária Fernanda Cavalcante diz que a iniciativa é uma tentativa de estimular o hábito de leitura, mas também de aproximar a comunidade leitora do campus. “Além disso, estimulamos uma cultura colaborativa, que se baseia em um princípio de economia, realizando a troca de livro por livro, sem envolver nenhum tipo de custo no processo”, explicou.

Vanessa Ostroski é aluna de Informática e participou pela primeira vez da iniciativa. “A leitura me fascina, porque através dela acumulamos conhecimento, além de termos a oportunidade de entender o escritor e suas experiências”, contou a estudante. “Trouxe alguns livros que eu não poderia reler com a mesma emoção da primeira vez para trocar por outros que me propiciem essa experiência”.

Para ela, a iniciativa é muito conveniente e incentiva as pessoas na prática da leitura. “Mais que uma troca de livros é uma troca de interesses também. Às vezes aquilo que não é muito importante para uma pessoa, se torna muito especial para outra. Acho que essa é uma das vantagens desse projeto também. Descobrir coisas novas”, arriscou Vanessa.

Pablo Henrique Lourenzoni é aluno do segundo ano de Agroecologia e também participou da Feira. “Encontrei, no dia da troca, uma obra que tinha muita vontade de ler. Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare. É uma oportunidade legal de encontrar coisas que você gosta e sem precisar pagar por isso. Vale muito a pena”, comentou.

Além da permuta de obras literárias, a II Feira de Troca de Livros também contou com uma apresentação cultural, realizada pelos alunos Patrícia Lemes, Tiago Eutíquio e Josias Junior, da Licenciatura em Matemática.

• Campus_Cacoal_-_Troca_de_livros__1
  • Campus_Cacoal_-_Troca_de_livros__2