Campus Cacoal realiza 5º Salão de Iniciação Científica
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, realizou em junho a quinta edição do Salão de Iniciação Científica Linguístico-Literário. O evento envolveu alunos dos cursos integrados da unidade e estudantes da Escola Estadual Josino Brito, que sediou a atividade.
“O Salão coloca os alunos do IFRO como geradores do conhecimento. Através de painéis e banners, eles apresentam parte daquilo que têm aprendido conosco, auxiliando os demais estudantes e visitantes do evento na compreensão de temas da literatura e da língua portuguesa”, explica o coordenador da atividade, professor Sérgio Nunes.
De acordo com ele, as temáticas escolhidas abordam prioritariamente aquilo que é referência no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também como forma de auxiliar os concluintes deste ciclo do ensino para a realização da prova. “Antes do Salão, tivemos uma palestra sobre redação com foco no Enem. Durante o Salão, foram abordadas as três fases do Romantismo”, resumiu Nunes.
Na esteira das atividades, uma nova palestra foi realizada após o V Salão para trabalhar a “A linguagem científica para alunos do Ensino Médio”. Nesta o objetivo foi trabalhar a importância do desenvolvimento da pesquisa a partir da linguagem, incentivando e demonstrando aos participantes a importância de escrever de maneira científica.
A parceria com a Escola Josino Brito na promoção destas atividades foi mediada e executada pelo Grupo de Pesquisas Práticas Discursivas na Amazônia (PDA), vinculado ao IFRO Campus Cacoal. O grupo de pesquisadores, formado por professores titulares e alunos do IFRO, atua com diferentes públicos na promoção e fortalecimento da linguagem na Amazônia.
Redes Sociais