Campus Cacoal planeja ação interna de sustentabilidade

Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2017, 18h43 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2017, 18h43 | Acessos: 2610

Campus Cacoal 2

O projeto de extensão "Viver Sustentável", vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, realizou um evento especial na unidade em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O programa, que aconteceu na última segunda-feira, 5 de junho,  reuniu a comunidade acadêmica e enfatizou a importância de dar uma destinação correta aos resíduos provenientes das atividades desenvolvidas no IFRO.

“Neste primeiro momento nosso principal objetivo é conscientizar os participantes sobre a importância da coleta seletiva. Esperamos que, a partir deste ambiente educacional, todos possam praticar na escola e levar estes hábitos para casa, promovendo uma transformação nos costumes”, explicou uma das coordenadoras do projeto e servidora do Campus Cacoal, Lucy Falquevcz.

Para alcançar esta meta, o engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Rafael Casado, palestrou aos participantes sobre a importância de se praticar a coleta seletiva e dar uma destinação correta aos resíduos sólidos. Ele lembrou que Cacoal conta com uma cooperativa que dá tratamento a estes materiais, o que facilita o destino adequado para materiais como plástico, alumínio ou papelão.

Mais que teoria

A intenção do projeto "Viver Sustentável" vai além de teorizar sobre a importância da coleta seletiva. “Estamos costurando um acordo de parceria junto a Cooperativa dos Catadores de Recicláveis (Coopcatar) para que o lixo produzido aqui no IFRO seja selecionado corretamente e encaminhado a eles para uma destinação adequada”, salientou Lucy.

A previsão é que containers de lixo reciclável de grande capacidade sejam distribuídos em pontos estratégicos do campus, a fim de oportunizar para toda a comunidade uma correta destinação do lixo produzido.

Para complementar as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Semma doou 100 mudas de árvores nativas para o projeto. Destas, parte foi dada aos participantes da palestra para destinação particular e parte foi plantada pelos próprios alunos em áreas do Campus após a palestra.

• Campus_Cacoal__1
  • Campus_Cacoal__2