Campus Cacoal promove comemoração no Dia do Zootecnista

Publicado: Quinta, 25 de Mai de 2017, 19h54 | Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2017, 19h56 | Acessos: 3865

Campus Cacoal Dia do Zootecnista 3

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, promoveu um evento comemorativo ao Dia do Zootecnista, comemorado em 13 de maio. A ação envolveu os alunos do curso de Bacharel em Zootecnia, servidores da instituição e ocorreu em uma propriedade rural que atua na criação de gado e melhoramento genético.

Coordenadora do curso de Zootecnia do Campus Cacoal, a professora Isis Lazzarini ressaltou a importância do evento para a comunidade acadêmica. “Esta é a nossa primeira turma e queremos, desde agora, estabelecer uma cultura de valorização deste curso e do profissional que estamos formando. Além disso, eventos como este servem para que o aluno possa vislumbrar a prática de sua escolha e se apaixonar ainda mais por esta importante profissão”, defendeu a professora.

Anfitrião desta primeira edição das comemorações do Dia do Zootecnista, o pecuarista José Elias dos Santos comemorou a escolha de sua propriedade como sede e reiterou seu desejo de sediar o programa nos próximos anos. “Vimos aqui riqueza de conteúdo, com informações importantes sobre nutrição animal e manejo. O IFRO está de parabéns pela iniciativa e pela percepção para a necessidade da formação destes profissionais, algo que tende a enriquecer ainda mais a pecuária de Rondônia”, destacou.

Palestrante do evento, o zootecnista Alexandre Foroni também elogiou a iniciativa e o contexto das comemorações. “Acredito que tudo o que foi feito aqui abre o horizonte destes estudantes. Escutar pessoas que estão na atividade dá uma perspectiva e um otimismo maior para eles em relação à profissão. Além disso, levar tudo isso para uma fazenda engrandece e ressalta o quanto esse setor, esse universo rural, é importante para a economia e para os negócios no Brasil”, disse.

Larissa Souza é uma das alunas de Zootecnia do IFRO e participou do evento comemorativo. Em sua opinião, a programação foi excelente. “Gostei de tudo que aconteceu, mas principalmente da palestra. Além disso, o incentivo ao melhoramento genético me deixou bastante atraída e é uma importante ferramenta para beneficiar a produção. Uma vaca leiteira, por exemplo, pode passar de uma produção de 8 para 20 litros através dessa técnica”, explicou.

A exemplificação do gado de leite não é por acaso. Larissa sonha em trabalhar nesta área e não esconde que seu objetivo profissional era outro quando ingressou no IFRO. “Minha intenção era fazer Medicina Veterinária. Mas a convivência com os professores e o início das aulas me fez entender que posso usar a zootecnia e especializações para construir minha carreira”, revelou Larissa.

Contexto IFRO

O Ifro, Campi Colorado do Oeste e Cacoal, iniciaram neste ano as primeiras turmas do curso superior de Zootecnia. O crescimento do setor de serviços e produtos para pets reflete positivamente na geração de emprego para este profissional, que pode atuar na indústria de alimentos animais. Além disso, a qualidade da carne e outros produtos de origem animal é igualmente fundamental para manter as exportações brasileiras, assim como satisfazer o consumidor brasileiro, cada vez mais exigente em relação ao sabor, controle sanitário, valor nutritivo da carne que consome e em relação às condições de criação dos rebanhos, especialmente de suínos, gado de corte e leite, e de aves.

• Campus_Cacoal_-_Dia_do_Zootecnista__1
  • Campus_Cacoal_-_Dia_do_Zootecnista__2