Campus Cacoal inicia projeto para formação musical na Guarda Mirim

Publicado: Quinta, 25 de Mai de 2017, 13h27 | Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2017, 13h28 | Acessos: 1849

Aulas de Música em Cacoal 1
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, iniciou nesta semana projeto de extensão na Guarda Mirim que visa à iniciação e formação musical de estudantes para participarem de uma Banda de Fanfarra mantida pela instituição. O projeto Banda de Fanfarra Guarda Mirim contém 30 alunos matriculados, na faixa etária de 9 a 17 anos, atendidos regularmente pela instituição.

Uma vez por semana os alunos serão reunidos para ter aulas sobre teoria musical, além de momentos distintos para o ensino de instrumentos de percussão e de instrumentos de sopro. “Começamos com um bom quadro. Já existe um trabalho com instrumentos de percussão aqui na Guarda Mirim. Isso favorece o projeto, por um lado, mas cria uma diferença de conhecimento. Então precisamos nivelar a capacidade teórica desses alunos para, em seguida, trabalhar o conjunto e a execução das peças musicais”, explica o professor de Música do Campus Cacoal, Afonso Romagna, responsável pela condução das atividades do projeto.

A professora da Guarda Mirim, Romilda Borges, comemorou o início do projeto e valorizou o IFRO como instituição parceira na iniciativa. “As crianças nesta fase da vida adoram esporte e música. Na prática, criou-se mais uma oportunidade para transformar a vida da criança e do adolescente. O IFRO tem sido para nós um grande apoio nesta missão”. Romagna também defende o projeto como propiciador de novas oportunidades para crianças e adolescentes. “Há vários conceitos que são melhorados como a interação social pela necessidade prática da atuação em conjunto, capacidade de atenção, concentração, expressão corporal e facial. Além disso, estamos abrindo um horizonte para uma nova perspectiva profissional em que esses alunos podem, de fato, se tornar músicos de carreira”.

As aulas de música promovidas pelo IFRO na Guarda Mirim acontecem com instrumentos doados por uma cooperativa bancária à instituição. Além dos instrumentos de percussão, serão utilizados seis trompetes, dois saxofones e um trombone de vara.

• Aulas_de_Música_em_Cacoal_1
  • Aulas_de_Música_em_Cacoal_2