Acadêmicos de Matemática do IFRO atuam em escolas públicas de Cacoal

Publicado: Quarta, 03 de Mai de 2017, 16h57 | Última atualização em Quarta, 03 de Mai de 2017, 17h52 | Acessos: 2196

PIBID Campus Cacoal 2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, implantou em abril o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) para os alunos do curso de Licenciatura em Matemática. O projeto acontece em parceria com as escolas Clodoaldo Nunes de Almeida e Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, ambas da rede estadual.

“O objetivo é motivar nossos alunos a mergulharem no cotidiano das escolas, proporcionando uma oportunidade de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e da prática docente. Entendemos que essa é uma maneira de incentivar a formação de docentes, valorizar o magistério e elevar a qualidade dos profissionais formados no IFRO”, explica o coordenador do Pibid no Campus Cacoal, professor Eder Regiolli.

Ele acrescentou que a prática desses alunos nas escolas conta com o apoio da coordenação e de um supervisor local. “Os bolsistas de iniciação à docência atuam diretamente na escola, tendo a vivência da sala de aula e sendo orientados desde o planejamento até a execução de projetos com os alunos”, complementa Regiolli. Ao todo, dez alunos estão divididos entre as duas escolas.

Hellen Selhorst é uma dessas acadêmicas. No sexto período da Licenciatura em Matemática do IFRO, ela iniciou os trabalhos no dia 25 de abril, mas já consegue mensurar os benefícios do Programa. “A gente começa a perceber como aplicar os conhecimentos da teoria em uma situação da prática, onde existem alunos com uma deficiência real de ensino e que precisa ser combatida de alguma maneira”, comenta.

Dinâmica

A acadêmica explica que o primeiro passo foi estudar o projeto pedagógico da escola junto com o coordenador e supervisor do Programa. “Esse estudo prévio nos permite entender os objetivos da escola e onde estão as oportunidades para aperfeiçoar o ensino da Matemática. A partir daí desenvolvemos projetos para aplicar junto aos alunos. É como um trabalho personalizado, de adequação à necessidade da escola”, conta Hellen.

Marileica Simões é professora da escola Aurélio Buarque de Holanda Ferreira e atua como supervisora do Pibid. Ela explica que as ações ainda estão em um estágio inicial com a concepção dos projetos a serem desenvolvidos, mas diz que as expectativas são muito positivas. “O ensino público tem muitas necessidades e o envolvimento destes acadêmicos traz novas visões, gerando novas oportunidades para a oferta de um ensino de qualidade”, avalia.

Ela diz ainda que a recepção dos professores em sua escola é muito boa e comemorada. “Ganhamos uma pessoa pra ajudar a desenvolver o trabalho e essa relação é muito boa”. O fato é reforçado por Hellen, que também encontra benefícios na convivência com os professores. “Alguns professores já possuem 20 anos de sala de aula, detém uma grande experiência. Nós aproveitamos isso e oferecemos o nosso ânimo de quem está começando. Creio que todos saem ganhando, especialmente os alunos”, diz.

Para o Diretor de Ensino do Campus Cacoal, professor Adilson Miranda, o Pibid proporciona aos bolsistas uma experiência diferente do estágio. "Eles atuam diretamente desde o planejamento dos projetos até sua execução na prática com os alunos, tornando-os mais críticos e podendo dar uma maior contribuição na escola", afirma.

Através do Pibid ofertado pelo Campus Cacoal do IFRO os acadêmicos Lucas Silva, Lucas Klein, Gláucio Giordanni e as acadêmicas Angélica Ninke e Jaqueline Hupp dos Santos atuarão na Escola Clodoaldo Nunes de Almeida e serão supervisionados pela professora Izabel Cristina da Silva. Já na escola estadual Aurélio Buarque de Holanda Ferreira a professora Marileica Rocha Galvão Simões supervisionará as licenciandas Claudina Parteli, Evanilda Kuger, Hellen Selhorst, Janaina Cândido e o também lincenciando Tiago Eutíquio. Os bolsistas e supervisores do Pibid foram selecionados por meio de critérios estabelecidos pelo edital Nº 71, de 05 de abril de 2017.

• PIBID_Campus_Cacoal__1
  • PIBID_Campus_Cacoal__2