Campus Cacoal inicia projetos integradores

Publicado: Terça, 02 de Mai de 2017, 15h22 | Última atualização em Terça, 02 de Mai de 2017, 16h22 | Acessos: 2334

Atividades do Projeto PDA no Minimuseu de Memórias Famílias Salles Caetano. Turma 2º. Ano B Curso de Informática

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, iniciou em abril dois projetos integradores, em parceria com outras instituições de ensino da região, através do seu grupo de pesquisa Práticas Discursivas na Amazônia (PDA). Os projetos “Prática Escolar e Formação de Professores” e “Museu: Memórias e Constituição do Sujeito” integram o Ensino, a Pesquisa e a Extensão como suportes para o desenvolvimento da língua(gem) e seu processo de transformação do sujeito no contexto social e humanitário.

No primeiro, o objetivo foi promover um processo de interação e reflexão sobre a prática docente no convívio da sala de aula e da troca de conceitos e ideologias. Nesse contexto, o Grupo PDA foi convidado para ministrar atividades com os profissionais no Colégio Ulbra Concórdia e da Unidade do SENAC de Cacoal.

Já no projeto “Museu: Memórias e Constituição do Sujeito” o alunos do segundo ano do Curso Técnico Integrado de Informática visitaram o Minimuseu Família Salles & Caetano. “O objetivo foi fazer a interação do contexto histórico sobre o Museu e a sua relação com a memória da sociedade”, resumiu o professor Sérgio Nunes, líder do PDA.

A experiência da visita ao museu despertou nos alunos o interesse de aprofundarem a pesquisa que foi realizada no âmbito da sala de aula. Foi o caso de Felipe Soupinski, aluno da turma de Informática, que passou a encarar o conceito da memória coletiva sobre uma nova perspectiva. “Entendi o verdadeiro sentido do contexto ‘memória’ e estou motivado a buscar cada vez mais conhecimentos históricos. Também apliquei isso às aulas de Literatura, pois percebi que não se faz uma nação sem cultura e que esta é intimamente ligada à sua memória”, apontou.

Diretor Geral do Campus Cacoal, Davys Sleman ressaltou a importância de iniciativas como estas para a instituição e seus alunos. “As ações integradoras são especiais para o IFRO. Desde a implantação dos IFs, nosso planejamento já previu o uso do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão no processo da interação entre a instituição e a comunidade. Agora também queremos nos valer desse método para potencializar a permanência e o êxito dos nossos alunos, que são nosso maior bem social para o desenvolvimento escolar e, ao mesmo tempo, da comunidade”, destacou.

• Atividades_do_Projeto_PDA_em_parceria_com_o_Licenciatura_em_Matemática_Campus_Cacoal-IFRO
  • Atividades_do_Projeto_PDA_na_Guarda_Mirim
  • Atividades_do_Projeto_PDA_no_Minimuseu_de_Memórias_Famílias_Salles__Caetano._Turma_2º._Ano_B_Curso_de_Informática