Campus Cacoal inicia preparação dos alunos para OBMEP

Publicado: Terça, 04 de Abril de 2017, 11h36 | Última atualização em Segunda, 24 de Abril de 2017, 11h16 | Acessos: 3205

Campus Cacoal em preparação para Obmep 2Para aperfeiçoar os bons resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, realizou no último dia 3 o primeiro encontro do projeto “Obmep: em busca do ouro”. Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Olimpíada tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Cerca de 18 milhões de alunos, em praticamente todos os municípios brasileiros, têm participado da competição realizada anualmente.

Coordenador da iniciativa no Campus Cacoal, o professor Eder Regiolli explica que a ideia é realizar aulas especiais, onde são estudados tópicos que costumam ser usados nos testes promovidos pela Olimpíada. “Serão 18 horas de preparação, em encontros semanais, antes da primeira prova da Obmep que vai acontecer no dia 6 de junho”. Ao todo, 135 estudantes dos cursos de Agroecologia, Agropecuária e Informática integrado ao Ensino Médio participam do projeto.

“Além da participação em nível nacional, teremos uma espécie de disputa local, onde os alunos também vão concorrer a medalhas personalizadas. Faremos a entrega numa solenidade em que os pais também serão convidados a participar”, explica Regiolli.

Metodologia
O cronograma do projeto prevê quatro aulas em abril, quatro em maio e uma em junho, na véspera da prova nacional. A cada encontro os alunos recebem um material impresso com os problemas matemáticos separados por área. Além disso, podem usar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em que têm acesso a vídeo aulas de alguns conteúdos para estudar em casa. A cada semana, os alunos inscritos pelo campus também podem realizar um simulado on-line de 20 questões, oferecido pela organização do projeto "Obmep: em busca do ouro, do Campus Cacoal". O tempo para resolução do simulado é de 2h30, o mesmo oferecido na primeira etapa da prova.

A aluna do 1º Ano de Informática, Giovanna Kemper, está participando do projeto, apesar de não gostar da disciplina. “Temos o período das manhãs de segunda-feira para usar em projetos de pesquisa ou extensão e decidi participar neste da Obmep pra fazer algo que vai me ajudar. Meu objetivo é aprender mais sobre a matemática, aperfeiçoar o conhecimento e melhorar minhas notas”, explica a estudante. Além do coordenador, integram o projeto e ministram aulas nos encontros os professores Claudemir Barboza, Maily Marques, Jorge Werneck, Josirene Carvalho e Samanta Milani. Também colabora o aluno do 3º semestre da Licenciatura em Matemática do Campus Cacoal, Tiago Eutiquio.

• Campus_Cacoal_em_preparação_para_Obmep_1
  • Campus_Cacoal_em_preparação_para_Obmep_2