Campus Cacoal promove debates e reflexões no projeto IFROCONSCIENTE
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) promoveu, em novembro, o projeto IFROCONSCIENTE, uma iniciativa voltada para a valorização e para a compreensão das relações étnico-raciais no Brasil. Contando com a participação de diversos setores institucionais, como CAED, Biblioteca, NAPNE e DAPE, o projeto trouxe uma programação diversificada e rica em debates, reflexões e atividades culturais, envolvendo estudantes, servidores e representantes de movimentos sociais e de outras instituições.
Programação para o ensino médio e superior
Para os estudantes do ensino médio, o projeto destacou atividades como o desfile Beleza Negra, o minicurso “Evidenciando os privilégios da branquitude”, ministrado pela Professora Dra. Gilvania Gomes (UNIR/RM), e a exibição do documentário A Primeira Barbie Negra, seguida de um debate sobre infância, representatividade e negritude, coordenado pelo Professor Marcilei e pelos próprios estudantes. Além disso, a roda de conversa sobre religiões de matrizes africanas trouxe o convidado Babalorixá César da Casa de Iemanjá.
No ensino superior, a programação incluiu uma mesa-redonda sobre Políticas Públicas de Igualdade Racial: Enfrentamento ao Racismo – Avanços e Desafios, com a participação de membros do Conselho Municipal do Direito das Mulheres de Cacoal, e uma roda de conversa intitulada “Memórias e Histórias que interseccionam gênero e raça”, conduzida pelas professoras Ilza Gomes da Silva e Silvana dos Santos Miguel Raymundo.
O encerramento do projeto contou com um almoço cultural que trouxe feijoada e apresentações musicais de samba e pagode.
Mês da Consciência Negra
Aproveitando o mês de novembro, que celebra o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), o projeto IFROCONSCIENTE reforçou a importância de refletir sobre a história, a cultura e as contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros na formação da sociedade brasileira, promovendo o respeito, a inclusão e a valorização da diversidade no ambiente acadêmico.
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