Campus Cacoal vai promover debate sobre exercício do voto para deficientes

Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 10h13 | Última atualização em Domingo, 23 de Abril de 2017, 21h12 | Acessos: 1968

Campus CacoalO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, promove a partir desta quarta-feira (21) o projeto “Sou deficiente! Mas não diferente. Votar é meu direito”. Coordenado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFRO em Cacoal, a atividade pretende conscientizar pessoas com deficiências sobre seus direitos ao voto, bem como ajudar autoridades a compreender as dificuldades de acessibilidade durante a eleição.

Coordenadora do NAPNE em Cacoal, Michelle Ayres explica que o IFRO tem absorvido diversos alunos com deficiência e necessidades educacionais específicas, fator que motivou a criação desta iniciativa. “Esses alunos e seus familiares enfrentam muitas dificuldades e é vital orientá-los sobre seus direitos legais enquanto eleitores e a importância do voto na busca por estas melhorias”, defende.

Para alcançar os objetivos propostos o projeto está dividido em duas ações principais. Na quarta-feira, 21 de setembro, haverá uma palestra com o tema “Por que devo votar?”. Em seguida, uma mesa redonda entre representantes da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Tribunal Regional Eleitoral (TER-RO), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público de Rondônia (MP-RO), Polícia Militar, Secretaria Municipal de Trânsito (SEMTTRAN), Conselho da Pessoa com Deficiência de Cacoal e Associação da Pessoa com Deficiência discutirá o tema “Meus direitos e deveres enquanto cidadão brasileiro”. A programação é gratuita e vai acontecer no auditório da UNESC das 13h30 às 17h.

Nos dias 22 e 23 de setembro estão previstas ações de trânsito para estender a discussão aos moradores de Cacoal, através de panfletos e materiais educativos. Na quinta-feira (22), das 8h às 10h, o pit stop vai ocorrer na BR-364, em frente à rotatória que dá acesso ao Campus Cacoal e terá participação da Associação de Pais e Amigos Surdos (APASA), do Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal (Cernic), além de servidores e alunos do curso técnico em Informática do IFRO. A atividade será coordenada pela Polícia Rodoviária Federal e pelo NAPNE.

Na sexta-feira (23) o pit stop acontecerá das 7h às 10h, em frente ao supermercado Servilar da Avenida Sete de Setembro, região central de Cacoal. Neste dia, além da APASA e dos servidores do IFRO, participará da ação o Governo do Estado de Rondônia através da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e a SEMTTRAN, que coordenará a ação junto ao NAPNE.

PROGRAMAÇÃO – 21 de setembro

13h30 – Abertura

14h – Palestra | O exercício da cidadania: por que devo votar?

14h45 – Intervalo

15h – Mesa redonda | Meus direitos e deveres enquanto cidadão brasileiro