Alunos do Campus Cacoal desenvolvem site de tecnologia

Publicado: Segunda, 12 de Setembro de 2016, 10h54 | Última atualização em Domingo, 23 de Abril de 2017, 21h08 | Acessos: 4106

Campus Cacoal site 1Sete alunos do curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, criaram o Anotechs, um site especializado em tecnologia, inovações e jogos eletrônicos. Há cerca de seis meses no ar, o portal tem sido aperfeiçoado e tem obtido maior alcance na rede mundial com tópicos de grande apelo, como o jogo Pokémon Go! ou o Google Allo, novo concorrente do aplicativo Whatsapp.

“A ideia de montar esse site surgiu de uma conversa informal. Da nossa discussão, percebemos que muitos endereços especializados na área produzem matérias incompletas, às vezes até sensacionalistas, ou com jargões muito complexos. Nossa ideia é combater esses vícios para aproximar mais as pessoas do universo tecnológico”, explica Miguel Arcanjo.

Com 14 anos, ele é o administrador do site e gerencia o projeto. “Temos alguns desafios. Hoje nossa equipe trabalha com a produção das matérias e layout da página, mas queremos tornar o Anotechs uma multiplataforma, o que demanda mais pessoas envolvidas”, prevê Arcanjo.

PROJETO

Este suporte será dado pelo IFRO, que vai incorporar o portal a um projeto de pesquisa coordenado pelo professor de informática, Euder dos Santos. “A ideia é auxiliar no aperfeiçoamento técnico dessa iniciativa. Estamos falando de garotos de 14 e 15 anos, que encontraram uma aplicação do que estão estudando em sala de aula, tanto na área da informática, como da administração ou da língua portuguesa”, analisa o professor.

A redação, a propósito, é uma das preocupações do grupo de alunos que produz o Anotechs. “Temos consciência de que este é um dos fatores que precisa ser aperfeiçoado no nosso trabalho. Esperamos aprimorar a produção textual através do projeto que vai usar o site como foco principal de estudo”, explica o aluno Jenismar Trevisani.

Outro integrante do time Anotechs, Ygor Almeida, também vê a iniciativa como uma quebra de paradigmas, para ele e para os demais colegas de curso. “O curso técnico nos prepara para o mercado de trabalho, mas estamos dando uma demonstração de que o universo da Informática é mais amplo e que permite o empreendedorismo”, observa.

CRESCIMENTO

Depois de estabelecido o portal e a ideia do trabalho, o desafio agora é permitir que o projeto decole definitivamente. “Hoje temos uma limitação relacionada ao servidor onde está hospedado nosso endereço. Ele não permite mais do que 500 acessos diários”, lamenta o administrador do site.

Ele conta que só descobriram essa limitação devido a um post sobre o jogo Pokémon Go! que se tornou febre mundial e angariou muitos cliques para o Anotechs. “Nossa principal necessidade hoje é mudar a hospedagem”, informa Arcanjo acrescentando que o grupo já entrou em contato com futuros parceiros para arcar com os custos de hospedagem do site:  “Com isso, vamos alcançar melhor o nosso público e fazer com que o Anotechs se torne mais conhecido”, conclui o jovem.

Para conferir o site acesse: http://anotechs.com/

• Campus_Cacoal_-_site__1
  • Campus_Cacoal_-_site__2