Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Medalhistas da OBA participam da XIX Jornada Espacial em São José dos Campos

Publicado: Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 13h04 | Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 13h05 | Acessos: 683

IMG 2558Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, participaram da XIX Jornada Espacial em São José dos Campos (SP). O evento ocorreu entre os dias 19 e 25 de novembro, e estiveram presentes os alunos, Dérick Rayan Gonçalves Pinsan e João Paulo Sá Ribas Santos medalhistas da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), acompanhados pelo Professor Agmar Aparecido Felix Chaves.

A XIX Jornada Espacial na cidade de São José dos Campos é uma premiação aos alunos que se destacaram nacionalmente nos conteúdos de astronáutica da olimpíada. Os representantes de Rondônia se juntaram a 66 estudantes de 17 estados brasileiros, onde tiveram a oportunidade de lançar foguetes confeccionados com garrafa pet, impulsionados por ar comprimido e água, além de realizarem visitas ao MAB (Museu Aeroespacial Brasileiro), ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e também no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e de participarem de diversas palestras sobre temas relacionados a satélites e ao espaço. 

Conforme Dérick Rayan, a XIX Jornada Espacial foi uma experiência única para ele enquanto aluno, “permitiu a conexão com os maiores especialistas de astronomia e astronáutica do Brasil, bem como possibilitou conhecer os maiores centros de tecnologia aeroespacial do país. Como um evento focado nesse campo da ciência, posso afirmar que foi vital para mim e contribuiu para um melhor entendimento e conhecimento”.

Também dizendo que foi incrível, João Paulo afirmou ter sido “um evento cheio de aprendizado com instituições repletas de experiências incríveis. Esse evento foi inesquecível, cada vírgula foi pensada e analisada para que tudo fosse perfeito, os organizadores fizeram de tudo para que o evento fosse perfeito. As palestras eram muito instrutivas e demonstravam que estávamos tendo palestra com os melhores, as oficinas nos mostravam na prática como tudo ocorre desde como um foguete tem que ser até o quão pequeno nosso planeta é em relação a outros astros, as visitas nos ajudaram a entender de perto como um satélite é feito no INPE. A visita no memorial aeroespacial Brasileiro nos permitiu ver foguetes em tamanho real, além de obras e réplicas perfeitas de coisas incríveis que já voaram, além de ver na prática o lançamento de foguetes feitos por nós, a visita no Instituto de Tecnologia e Aeronáutica nos apresentou os cursos incríveis fornecidos nesta universidade na qual grandes pessoas se formam. O evento nunca será esquecido, as vivências contadas foram únicas, os organizadores estão de parabéns, levaremos conhecimentos adquiridos para toda a vida”.

“Foi a primeira vez que nosso campus participou deste evento, ele nos proporcionou criar ligações com pesquisadores de diversas instituições além de contribuir com a capacitação profissional que será agregada aos conteúdos ministrados em sala de aula, e também refletirão em projetos nas áreas de astronomia e astronáutica. Gratidão ao IFRO pelo investimento e disponibilidade na pessoa de nosso Reitor Moisés José Rosa, aos servidores do campus e a nosso Diretor-Geral Adilson Miranda pelo empenho em conduzir os trâmites e sempre apoiar ações como essa”, avaliou o Professor Agmar.

  • IMG_1437
  • IMG_2150
  • IMG_2558
  • IMG_2833
Fim do conteúdo da página