Campus Cacoal promove I Painel de Estágios e Negócios

Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2023, 08h21 | Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2023, 08h22 | Acessos: 618

Campus Cacoal I Painel de Estágios e Negócios 4

Ação trouxe produtores e empresários do agro para o IFRO, visando a incentivar a recepção de estagiários

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, promoveu em 14 de novembro o I Painel de Estágios e Negócios. O evento aconteceu na própria unidade e reuniu produtores, empresários e cooperativas para apresentar as oportunidades de trabalho conjunto na formação e inserção no mercado de trabalho dos estudantes.

De acordo com o Diretor-Geral do Campus, professor Adilson Miranda, um dos objetivos da ação foi “trazer o empresário para dentro da escola, para que ele conheça a nossa estrutura, os nossos projetos, a qualidade do ensino oferecido no IFRO e perceba as possibilidades de colaborar com esse serviço, através do programa de estágio, recebendo os nossos alunos e complementando a formação técnica ofertada na instituição”.

O Painel de Estágios e Negócios foi organizado pela Coordenação de Integração Empresa, Escola e Comunidade (CIEEC), ligada ao Departamento de Extensão do campus. Para a coordenadora, professora Saiane Barros, “a principal intenção é criar parcerias ou fortalecer aquelas já existentes, aprimorando a nossa estratégia de propor melhores condições de estágio aos nossos alunos, mas também beneficiar a cadeia produtiva local”.

Para o chefe do Departamento de Extensão (Depex), Raphael Vaz, a ação intensifica a política de busca por relações mais fortes com o público externo. “Estamos atravessando as fronteiras do nosso campus e oferecendo aos nossos convidados uma nova visão sobre a estrutura física que temos, a formação profissional que oferecemos e de como queremos que ela seja ainda mais relevante com a participação destes empresários e produtores que conhecem os desafios do mercado local e suas principais necessidades. A ideia é estabelecer essa via de mão dupla, onde todos serão beneficiados”.

A ação foi organizada pelo IFRO e contou com uma palestra e orientações sobre estágio, entrega de material informativo, tour guiado pelo campus e serviço de café colonial. O Painel aconteceu em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Cacoal (ACIC), Câmara de Dirigentes Lojistas de Cacoal (CDL), Sebrae, Sicoob Credip, Cresol, SindRural, BR Agro, Ouro Verde Nutrição Animal e vereador Romeu Moreira.

Para a gerente da CDL Cacoal, Valdinéia Pereira, o I Painel de Estágios e Negócios do IFRO vem ao encontro de uma necessidade do município. “Nós sabemos que a demanda de mão de obra por parte das empresas pode ser atendida com esse projeto, especialmente para a cadeia do agro, petshops, empresas que lidam com a informática e que tem num primeiro momento um estagiário, mas que pode se tornar um colaborador da empresa”, comentou.

• Campus_Cacoal_-_I_Painel_de_Estágios_e_Negócios_1
  • Campus_Cacoal_-_I_Painel_de_Estágios_e_Negócios_10