Abertas as inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia

Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2023, 14h21 | Última atualização em Sábado, 23 de Dezembro de 2023, 13h21 | Acessos: 20962

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, tornou público o edital do Exame Nacional de Acesso ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (ENA-ProfGEO). A publicação é parte complementar da seleção nacional, regida por meio do Edital de Seleção PRPGP/UFSM 036/2023. A inscrição será realizada de 06 a 20 de novembro de 2023 por meio do preenchimento individual do Formulário de inscrição/IFRO-ProfGEO-2023: https://forms.gle/iwHNe6bppgK6hkf2A.

Para Rondônia são ofertadas 12 vagas, sendo 7 vagas para ampla concorrência (AC); 3 vagas para pessoas autodeclaradas pretas e pardas (CAPP); 1 vaga para pessoas autodeclaradas indígenas (CAI); e 1 vaga para pessoas com deficiência (PcD). Os pré-requisitos são possuir diploma de curso superior de Licenciatura em Geografia; atuar como professor ou professora de Geografia da rede pública, em efetivo exercício da docência, em qualquer ano da Educação Básica; e na falta destes, as vagas remanescentes em cada instituição associada poderão ser atribuídas aos demais candidatos aprovados e atuantes como professores de Geografia da rede de Educação Básica, em um quantitativo não superior a 20% daquele constituído pelos professores da rede pública selecionados no certame; e que os candidatos estejam em dia com suas obrigações eleitorais.

Conforme a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Xênia de Castro Barbosa, “ofertar este mestrado é motivo de grande alegria, porque sei da qualidade do curso e da dedicação dos professores que irão conduzi-lo. Gostaria de encorajar a todos os professores de Geografia de Rondônia que ainda não possuem mestrado e desejam verticalizar sua formação na área a se candidatarem”. O curso será ofertado no Campus Cacoal de forma presencial. O Coordenador será o Professor Rafael Carlos Bispo.

Etapas

No dia 06/11 foi realizada a divulgação do edital, tendo o prazo até 11/11/2023 para impugnação do edital. Alguma eventual impugnação quanto às normas ou impedimentos dos membros da comissão de seleção do edital deve ser feita no prazo de 5  dias, contados da publicação, e deve ser devidamente fundamentada. As solicitações deverão ser protocoladas pelo correio eletrônico para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. No dia 11/11 será publicado o resultado da análise dos pedidos de impugnação.

Dentro do período de inscrições, os que forem realizar a solicitação de isenção da taxa têm até 10/11/2023. Aos que não tiverem isenção, o pagamento da inscrição é no valor de R$ 50,00, por meio de GRU (Guia de Recolhimento da União). Faz jus ao pedido de isenção da taxa a pessoa oriunda de família de baixa renda, nos termos do Decreto 6.593/2008, que estiver inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único); bem como o candidato doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, nos termos da Lei 13.656/2018.

O resultado dos pedidos de isenção tem previsão de ser divulgado dia 14. Já no dia 20/11 finaliza o prazo para pagamento da taxa de inscrição dos não isentos. Em 02/12/2023 será aplicada a prova, com o resultado final e a lista de pessoas inscritas com as respectivas notas saindo dia 22/12/2023.

Para inscrição, deverão ser anexados os seguintes documentos em um único arquivo no formato PDF: formulário de inscrição devidamente preenchido; cópia do diploma universitário de curso de licenciatura plena em Geografia; ou certificado de conclusão datado e assinado pela coordenação de curso da instituição, em caráter provisório; cópia do histórico escolar de curso superior; cópias da carteira de identidade e do CPF ou da CNH; cópia do passaporte, para estrangeiros; cópia do Título Eleitoral e Certidão de Regularidade Eleitoral; cópia do certificado de quitação com a obrigações militares, para candidatos do sexo masculino (Ex.: Certificado de Reservista); Declaração de Optante por Concorrência Restrita devidamente assinado para aqueles/as que optarem por tal concorrência; comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 ou comprovante de deferimento de isenção de taxa, se for o caso; declaração de atuação como professor ou professora de Geografia da rede pública, em efetivo exercício da docência, em qualquer ano da Educação Básica, emitida pela instituição de ensino onde atua.

Stricto sensu

O Instituto Federal de Rondônia já oferta os mestrados profissionais em rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Campus Porto Velho Calama e em Inovação e Transferência de Tecnologia (ProfNIT) no Campus Porto Velho Zona Norte. A terceira oferta aprovada foi do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (ProfGEO). Mais informações sobre a aprovação estão aqui. O mestrado ocorrerá no Campus Cacoal, onde também é ofertado o curso de Licenciatura em Geografia. As aulas estão previstas para iniciar ainda no primeiro semestre de 2024.

O edital completo da seleção encontra-se disponível no seguinte endereço disponível aqui.