IFRO aprova proposta para abertura de Mestrado em Ensino de Geografia no Campus Cacoal

Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2023, 10h07 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2023, 14h14 | Acessos: 32631

img materia Mestrado Geografia Cacoal

O Instituto Federal de Rondônia, que já oferta os mestrados profissionais em rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e em Inovação e Transferência de Tecnologia (ProfNIT) teve proposta aprovada na última quarta-feira (18 de outubro de 2023) para ser também ofertante do mestrado profissional em Ensino de Geografia (ProfGeo).

O mestrado ocorrerá no Campus Cacoal, onde também é ofertado o curso de Licenciatura em Geografia. As aulas estão previstas para iniciar ainda no primeiro semestre de 2024 e a princípio, a previsão é que sejam ofertadas 12 vagas: uma por professor credenciado. O público-alvo desse curso de mestrado são professores de Geografia que estejam atuando em sala de aula, entretanto, profissionais com nível superior em outras áreas do conhecimento também poderão concorrer.

A notícia foi recebida com entusiasmo por alunos do curso de Licenciatura em Geografia, que encontram na abertura desse mestrado uma oportunidade de se especializarem na área e melhorarem as suas possibilidades de ascensão profissional e econômica.

A Coordenadora de Pós-Graduação da Reitoria (CPOSG) – a Pedagoga Michele Noé informou que o mestrado é uma demanda antiga, que vem sendo trabalhada desde 2020 pela CPOSG, pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e pelos professores de Geografia do IFRO, e que agora está se concretizando. “É um curso muito importante, porque irá suprir uma demanda de formação de recursos humanos especializados para o ensino e a pesquisa em Geografia no interior do estado de Rondônia, que é uma área bastante desassistida em matéria de formação em nível de especialização. Quero parabenizar a professora Xênia, nossa Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação pela condução do processo e desejar sucesso a todos os professores do curso, bem como dizer que a CPOSG está à disposição para colaborar no que for preciso”, destacou.

Questionada sobre como se deu o trabalho para a aprovação do mestrado, a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, professora Xênia de Castro Barbosa, que é doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná esclareceu que “foi um trabalho intenso e colaborativo entre a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, a Coordenação de Pós-Graduação da Reitoria, o Departamento de Pesquisa do Campus Cacoal, a Coordenação do curso de Licenciatura em Geografia e os professores de Geografia do IFRO. Em menos de 30 dias constituímos as comissões, elaboramos o projeto, o regimento interno, aprovamos no Conselho Superior e organizamos os demais documentos requeridos pelo edital. Mas isso só foi possível nesse tempo recorde porque já havia todo um conjunto de experiência acumulada desde as gestões anteriores da Propesp. Graças às experiências acumuladas e ao trabalho profícuo das comissões concorremos com outras 10 instituições de excelência e obtivemos a segunda colocação no cenário nacional”.

Em complemento, a gestora destacou que “esse mestrado é para nós motivo de grande felicidade, porque é um curso público, gratuito, de excelente qualidade e que responde a uma demanda social há tempos reprimida, e porque é o primeiro curso de mestrado que o IFRO ofertará no interior do Estado – ele materializa, portanto, o esforço da Propesp em interiorizar a pós-graduação stricto sensu. Quero agradecer ao professor Moisés José Rosa Souza, nosso Reitor, pelo apoio, e a todos os demais professores que colaboraram para esse resultado. De maneira muito especial quero agradecer ao Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Campus Cacoal, na pessoa da Aline Gomes Lopes – Chefe do Departamento, à Coordenação de Pós-Graduação do Campus Cacoal, na pessoa do professor Rafael Ayres Romanholo, ao professor Rafael Carlos Bispo, pelo diálogo constante e pelo trabalho diligente, mesmo nos fins de semana”.

O professor Rafael Carlos Bispo, Coordenador do ProfGeo no IFRO destacou que “o ProfGeo vai proporcionar aos nossos alunos da Licenciatura em Geografia a possibilidade de verticalizar e qualificar sua formação profissional. Além disso, esta importante conquista se expande a todos os professores da região, que têm agora a oportunidade de cursar um mestrado no interior do estado de Rondônia, gratuitamente. Nesse sentido, ganham os educadores e a sociedade em geral, com profissionais mais qualificados”.

Segundo o Reitor do IFRO, professor Moisés José Rosa Souza, o Instituto tem o compromisso e o dever de ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os níveis e modalidades, formando cidadãos para a atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional. “A adesão à Rede ProfGeo vem a contribuir para que possamos ampliar a nossa contribuição social em nível de pós-graduação. Esse novo mestrado é motivo de alegria para todos nós. Parabéns à Propesp, ao Depesp Campus Cacoal e a todos os que colaboraram para o êxito da proposta!”, parabenizou o gestor.